sábado, 13 de janeiro de 2018

14/01/18 (Domingo)


Sete Vidas (RTP 1 às 23:37): protagonizado por Will Smith e realizado por Gabriele Muccino, "Sete Vidas" é um drama romântico cujo principal trunfo é a parte emocional da história retratada. Emocionalmente manipulativo, tal como já é tradicional dos filmes realizados por Muccino, o filme apresenta uma boa realização e boas interpretações de Will Smith e Rosario Dawson.


Nós Controlamos a Noite (Hollywood às 01:55): passado durante a década de 80, em Brooklyn, "Nós Controlamos a Noite" é um bom drama/thriller criminal centrado em dois irmãos muito diferentes: um é tenente da polícia e o outro é gestor de uma grande discoteca. Um filme sobre máfias e gangues que em nada fica atrás dos clássicos do género.


Paranóia (Hollywood às 03:50): acusado por muitos por ser uma versão moderna do clássico realizado por Alfred Hitchcock, "Paranóia" é um filme mesmo muito parecido com "A Janela Indiscreta" e, na minha opinião, também muito bom! O filme centra-se num adolescente que se encontra em prisão domiciliária e, para ocupar o seu tempo, começa a espiar a vida dos seus vizinhos, até que começa a desconfiar que um dos seus vizinhos é um assassino em série.


Gravidade (Hollywood às 16:05): incrível filme de ficção cientifica, super realista, realizado pelo grande Alfonso Cuarón que conta com um elenco com Sandra Bullock, George Clooney e Ed Harris. O filme conta-nos a história de um acidente sofrido numa estação espacial. Os efeitos especiais e o trabalho de câmara são de louvar e fazem do filme um grande filme.


The Departed - Entre Inimigos (TVCine 2 às 19:25): bom filme do género criminal realizado pelo lendário Martin Scorsese que conta com um elenco de luxo: Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson. O trabalho do roteirista William Monahan é incrível e contribuiu imenso para o sucesso do filme ao adaptar uma complexa história recheada de excelentes diálogos.


Tudo Bons Rapazes (TVCine 2 às 22:00): um dos filmes mais aclamados do realizador Martin Scorsese, "Tudo bons Rapazes" é um filme biográfico centrado em Henry Hill, um dos maiores chefes da máfia que dominou a cena criminal durante a década de 60 e 70 na cidade de Nova Iorque. Com interpretações brilhantes de Robert de Niro, Ray Liotta, Joel Pesci e Lorraine Bracco, "Tudo Bons Rapazes" é um filme que fica marcado pela espectacular realização de Scorsese.


Vedações (TVCine 3 às 11:15): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. Realizado e protagonizado por Denzel Washington, "Vedações" é um surpreendente drama, passado nos anos 50, centrado numa família afro-americana pertencente à classe trabalhadora. Engane-se quem espera mais um tradicional filme sobre racismo, pois, apesar de abordar subtilmente este tema, "Vedações" prefere ser um profundo drama abordando várias problemáticas familiares.


Mergulho Profundo (TVCine 3 às 22:30): bom drama que aborda um estilo de vida muito peculiar, digamos que uma espécie de jet set, visto que as ocupações profissionais dos personagens principais são: uma cantora de rock, um produtor de música e um realizador de documentários. Descendente de uma coprodução entre Itália e França, o filme, falado em Inglês, passa-se numa bonita ilha italiana e leva-nos a explorar as frágeis vidas destas personagens cujo estilo de vida é tudo menos comum.


Saw - Enigma Mortal (TVCine 4 às 00:30): todos conhecem o Jigsaw, personagem fictícia da saga Saw. Se tal saga nunca tivesse existido, muito provavelmente o filme "Saw - Enigma Mortal" seria hoje aclamado como um dos melhores filmes de terror da década passada, mas devido à falta de qualidade dos filmes subsequentes ao original, "Saw - Enigma Mortal" ficou um pouco esquecido. "Saw - Enigma Mortal" é um excelente thriller psicológico, que em vez de se centrar em cenas de terror visual, centra-se numa inteligente história escrita por Leigh Whannell e pelo realizador James Wan.


Suburra (TVCine 4 às 04:25 e às 20:45): vindo de Itália, "Suburra" é um bom thriller criminal, passado em Roma, que se centra no crime organizado que tenta transformar Roma numa espécie de Las Vegas. Um filme muito bem feito que infelizmente não mereceu muita atenção.


O Último Tango em Paris (AMC às 00:48): protagonizado por Marlon Brando e Maria Schneider, "O Último Tango em Paris" é um dos melhores filmes do controverso realizador italiano Bernardo Bertolucci. O drama sexual centra-se numa intrigante relação entre uma jovem parisiense e um homem de meia idade americano. Um filme controverso, com cenas muito fortes, que aborda tabus sobre a sexualidade.


Mulholland Drive (AMC às 02:55): incrível filme realizado pelo controverso David Lynch que acabou unanimemente por se tornar na sua masterpiece. O thriller psicológico apresenta uma história recheada de mistério, que se desenrola em torno de uma mulher que perdeu a memória e que conta apenas com a ajuda de uma jovem actriz para a recuperar. Uma autêntica trip surrealista, onde os sonhos e fantasias se vão misturar com a realidade.


O Ilusionista (AXN às 06:50): filme que nos leva até Viena e que se passa no final do século XIX. O filme centra-se num mágico e na divisão das classes sociais vivida na época. Através destes dois temas, Nei Burger realiza um elegante romance  dramático, com muito mistério à mistura e que conta ainda com a grande interpretação de Edward Norton como protagonista.


2012 (AXN às 17:18): Roland Emmerich volta a fazer mais do mesmo: pegar no tema das alterações climática e fazer um bom filme de entretimento. Mais uma vez não é muito bem aceite pelo público, talvez esperasse algo mais profundo, mas parece que está visto que o cinema de Emmerich não passa disto, o que não é mau, porque bons filmes de entretimento são sempre bem vindos. 


Miss Meadows (AXN Black às 05:28, às 09:55 e às 16:04): aí está uma peculiar comédia romântica. "Miss Meadows" é uma professora da pré-escola e uma justiceira que mata criminosos e que pelo meio se apaixona por um xerife. Apesar de ser uma história muito básica e até cheia de clichés, a realizadora e argumentista Karen Leigh Hopkins apresenta-nos uma bela comédia satírica com muito surrealismo e marcado por uma excelente interpretação de Katie Holmes no papel principal.


Poderosa Afrodite (AXN Black às 06:50, às 11:18 e às 17:29): mais um belo filme escrito e realizado pelo grande Woody Allen. Apesar de estar longe dos seus melhores filmes, "Poderosa Afrodite" apresenta-nos um interessante debate moralista, acompanhado pela genialidade intelectual cómica de Woody Allen e pela incrível interpretação de Mira Sorvino.


Através da Noite (AXN Black às 18:59): mais uma divertida comédia realizada por Woody Allen, desta vez passada no mundo do jazz durante a década de 30. O filme é sobre uma figura mítica, no sentido literal da palavra, trata-se de Emmet Ray, um guitarrista cuja a existência não está confirmada; ele é conhecido com um anti-herói do jazz. Com uma excelente interpretação de Sean Penn no papel de Emmet Ray, o filme é basicamente uma biografia da vida de excessos de Emmet Ray, com foco especial na sua carreira musical, na sua vida amorosa e em especial na sua relação com o seu ídolo: Django Reinhardt, um dos maiores guitarristas de sempre.


Hitchcock (AXN Black às 20:28): não se pode dizer que "Hitchcock" faça jus ao grande realizador que foi Alfred Hitchcock, pois isso era mesmo muito difícil. Apesar disso, "Hitchcock" é um bom filme, razoavelmente bem realizado, com boas interpretações, especialmente a de Anthony Hopkins, mas a grande arma deste filme é mesmo o tema. O filme gira à volta da produção da masterpiece de Hitchcock: "Psico". As abordagens técnicas de Hitchchock não são profundamente retratadas, em vez disso, o filme aborda os problemas pessoais, legais e financeiros com que o realizador se deparou na produção do seu mais aclamado filme.


O Substituto (Sundance TV às 18:19): realizado por Tony Kaye e protagonizado por Adrien Brody, "O Substituto" é um espectacular drama que se centra num professor que, por opção, apenas lecciona como professor substituto. Um filme tocante e até chocante que muito nos diz sobre as fragilidades de certos sistemas de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário