quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

11/01/18 (Quinta-feira)


Ninfomaníaca - Parte I (CMTV às 02:30): realizado por um dos realizadores mais controversos da actualidade, o dinamarquês Lars von Trier, "Ninfomaníaca - Parte I" é o primeiro episódio de um diário de uma ninfomaníaca. Um filme que, sem pudores nem tabus, mostra aquilo que é actualmente considerado um transtorno psicológico.


Clube de Combate (Hollywood às 00:55): a masterpiece do grande realizador David Fincher. "Clube de Combate" é um filme fabuloso, talvez mesmo um dos melhores filmes de sempre, que nos apresenta uma alegoria sócio-económica muito forte através de um plot brutal. Um filme perfeito preenchido pelas incríveis interpretações de Brad Pitt e Edward Norton nos papeis principais.


O Sexto Sentido (Hollywood às 08:40): talvez um dos melhores filmes de terror de sempre. Realizado de uma forma meticulosa por M. Night Shiamalan e protagonizado de uma forma fantástica por Bruce Willis e pelo jovem Haley Joel Osment, "O Sexto Sentido" é um filme recheado de mistério e suspense, sobre uma jovem criança que vê pessoas mortas. M. Night Shiamalan apresenta-nos uma narrativa que inova completamente o género, afastando-se da maior parte dos tradicionais filmes de terror.


A Rapariga no Comboio (TVCine 1 às 11:45): protagonizado por Emely Blunt, "A Rapariga no Comboio" é um bom thriller criminal, recheado de mistério, centrado no estranho desaparecimento de uma jovem rapariga. 


Mulheres do Século XX (TVCine 1 às 13:40): na nossa opinião um dos melhores filmes de 2017. Passado durante a década de 70, "Mulheres do Século XX" desprende-se daquilo que parece ser um filme feminista e mostra-se como um drama adolescente nostálgico centrado num jovem que foi educado apenas por mulheres.  Com uma cinematografia muito bonita e muito rock e punk que acompanham este engraçado drama adolescente.


Julieta (TVCine 2 às 07:50): realizado por Pedro Amodóvar, "Julieta" é um drama centrado na vida de um mulher, contando-nos a história da sua vida, desde do romance de juventude até aos seus dias de mãe. Apesar de não ser um filme brilhante, "Julieta" é um peculiar e intrigante drama que merece a sua visualização.


Janis: Little Girl Blue (TVCine 2 às 17:45): um belo documentário sobre a vida da cantora Janis Joplin, narrado através das cartas que ela escreveu, das memórias dos seus amigos e dos seus espectaculares concertos. A boa realização de Amy Berg demonstra-se por uma bela construção da narrativa e da exposição brilhante das várias fases da vida de Janis Joplin. Um documentário que vale a pena ver, principalmente para quem é apreciador de boa música.


A Febre do Mississípi (TVCine 3 às 00:05 e às 10:40): bom filme feito em 2015 e que parece que passou um pouco ao lado de muita gente. Protagonizado de uma forma espectacular por Ben Mendelsohn e por Ryan Reynolds, "A Febre do Mississípi" é um filme sobre o vício compulsivo no jogo. Este tema é retratado de uma forma autêntica e ao mesmo tempo de uma forma muito divertida para o telespectador.


Hedwig - A Origem do Amor (TVCine 3 às 09:05): um dos filme mais criativos que vi nos últimos tempos, "Hedwig - A Origem do Amor" é um filme que se desdobra nos estilos de comédia e musical e conta a história de um jovem transexual e da sua carreira no mundo do Rock'n'Roll. A narrativa do filme é de uma criatividade formidável e desenrola-se através das formidáveis músicas da banda fictícia 'Hedwig and the Angry Inch', que vão contando a história de vida de Hedwig, a vocalista, desde da sua infância, passada no lado Este do muro de Berlim, até aos seus concertos nos EUA.


O Livro de Eli (AXN Black às 05:39 e às 13:05): protagonizado por Denzel Washington, "O Livro de Eli" é um bom filme de ficção científica passado num futuro pós-apocalíptico. O filme tenta fazer uma ambiciosa reflexão sobre a religião e fé numa situação de caos extremo. Apesar dessa reflexão não ser realizada de uma forma formidável, o filme apresenta-se muito bem feito, realçando-se o trabalho de fotografia, de câmara e os excelentes cenários.


Cold Mountain (AXN Black às 17:58): um filme que mistura os géneros de guerra, drama e romance que conta com um elenco de luxo: Jude Law, Nicole Kidman e Renée Zellweger. O filme passa-se durante a Guerra Civil Americana e, apesar de apresentar um carácter um pouco feminista, o filme conta com cenas de guerra e suspense muito bem realizadas que acabam por dar um excelente acabamento ao filme. Para além disso, o filme conta com uma boa fotografia e um grande trabalho na montagem dos cenários.


Pecados Íntimos (AXN Black às 22:00): poderoso drama que explora a dinâmica de uma comunidade suburbana tradicional dos EUA, onde vidas perfeitas são preenchidas de imperfeições. "Pecados Íntimos" apresenta vários temas muitos interessantes, centrando-se no quotidiano de dois casais e na reinserção de um pedófilo na comunidade. As interpretações de todo o elenco são magníficas, sendo as interpretações de Kate Winslet e Jackie Earle Haley são as que mais se destacam. O que se destaca também é o trabalho conjunto de Todd Field e Tom Perrotta que engendraram um magnífico filme, através de uma narrativa em voz-off esplêndida.


Apocalypto (Fox às 02:13): realizado por Mel Gibson, "Apocalypto" é um ambicioso filme que nos leva para o coração da selva sul-americana habitada por um conjunto de tribos que vão sendo dizimadas pelo grande império Maia. O filme foi escrito pelo próprio Mel Gibson num trabalho conjunto com Farhad Safinia e, apesar do roteiro não ser excelente, Mel Gibson compensou com uma boa realização. Em suma, "Apocalypto" é um bom filme de aventura e acção que poderia ter sido algo mais, mas que mesmo assim consegue facilmente cumprir a sua missão: manter o telespectador entretido até ao fim.


Cecil B. Demente (Cinemundo às 00:40): realizado pelo sempre controverso John Waters, "Cecil B. Demente" é uma comédia centrada num realizador underground que, com a ajuda de toda a sua equipa de cineastas, decide raptar um famosa actriz. Apesar de não ser um filme genial como outros filmes de Waters, este é um filme com uma mensagem muito pessoal do realizador, visto que as personagens principais pertencem a um movimento anti-hollywood e com uma visão muito própria do que é o Cinema.


American Splendor (Cinemundo às 09:15): talvez um dos filmes biográficos mais criativos de sempre. Protagonizado de um forma espectacular por Paul Giamatti, "American Splendor" é um filme que se debruça sobre a a vida de Harvey Pekar, um mítico escritor de BD que ficou famoso pela sua banda desenhada autobiográfica intitulada de "American Splendor". Um trabalho fantástico da dupla de realizadores e argumentistas Shari Springer Berman e Robert Pulcini, que adaptaram de um forma extraordinária a vida de Harvey Pekar ao Cinema, apresentando um complexo processo narrativo onde o verdadeiro Harvey Pekar narra a história do filme, ou seja, a história da sua vida.


As Horas (Cinemundo às 10:55): este filme reúne um trio feminino no seu elenco que dispensa apresentações: Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore. O filme é bastante complexo e conta-nos três histórias em simultâneo, passadas em três gerações diferentes. Uma verdadeira reflexão sobre a depressão e complexidade da mulher.


Modris (Eurochannel às 19:05): vindo directamente da Letónia, "Modris" é um bom drama centrado num jovem problemático que vive apenas com a mãe. O filme começa por se mostrar muito lentamente, mas o realizador e argumentista Juris Kursietis apresenta um trabalho técnico muito bom que ajuda com que o filme se torne cada vez mais profundo.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário