Saw - Enigma Mortal (Hollywood às 02:10): todos conhecem o Jigsaw, personagem fictícia da saga Saw. Se tal saga nunca tivesse existido, "Saw - Enigma Mortal" muito provavelmente seria hoje aclamado como um dos melhores filmes de terror da década passada, mas devido à falta de qualidade dos filmes subsequentes ao original, "Saw - Enigma Mortal" ficou um pouco esquecido. "Saw - Enigma Mortal" é um excelente thriller psicológico, que em vez de se centrar em cenas de terror visual, centra-se numa inteligente história escrita por Leigh Whannell e pelo realizador James Wan.
Morte Limpa (TVCine 1 às 01:35 e às 13:15): excelente filme sobre a guerra do Afeganistão, baseado em factos reais, realizado por Andrew Niccol e protagonizado por Ethan Hawke. Produzido, realizado e escrito por Andrew Niccol, "Morte Limpa" é um excelente drama de guerra que se centra na vida de um piloto de drones. O filme inevitavelmente explora a relação entre o avanço da tecnologia e as técnicas de combate usadas, mas consegue fazer muito mais do que isso, explorando de uma forma profunda a anatomia de um conflito bélico. Sem dúvida um filme de guerra muito bom que, tal como alguns filmes que temos vindo a referenciar deste género, dispensa grandes cenas de combate para prender a atenção do telespectador.
Joy (TVCine 1 às 05:15): apesar de no início apresentar uma história pouco convidativa e com um ritmo não muito empolgante, isso tudo muda com o desenrolar do filme. "Joy" apresenta um tema bastante interessante e poucas vezes retratado pelo mundo do cinema, falamos do empreendedorismo. Baseado na história de vida da empresária Joy Mangano, muito bem interpretada por Jennifer Lawrence, "Joy" explora o mundo do empreendedorismo de uma forma muito convidativa, explorando sempre as relações familiares e como estas podem influenciar o mundo dos negócios.
Todos Querem o Mesmo (TVCine 1 às 09:10): filme realizado pele grande Richard Linklater que nos leva até aos anos 80. "Todos Querem o Mesmo" é uma tradicional comédia juvenil, inserida num meio universitário, e que explora a liberdade que os jovens têm nesta fase da vida. Apesar de não apresentar nada de novo, tudo o que é retratado pelo filme é muito bem feito através de um excelente trabalho de Richard Linklater.
The Walk: o Desafio (TVCine 1 às 11:10): último filme do grande realizador Robert Zemeckis. O filme biográfico conta a história do equilibrista francês Philippe Petit (muito bem interpretado por Joseph Gordon-Levitt) que executou o magnifico feito de percorrer um arame que uniu as Torres Gémeas. Incrível filme que foi completamente esquecido pelos Oscars, visto que poderia facilmente ter concorrido na categoria de melhores efeitos especiais.
Os Oito Odiados (TVCine 1 às 18:40): o último filme do grande Quentin Tarantino e na nossa opinião um dos melhores. Quentin Tarantino escreve um roteiro onde finalmente pode expor toda a sua extravagância e irreverência de uma forma incrível, muita vezes com o auxilio da sua tradicional violência exagerada e diálogos teatralmente loucos que assentam nesta história de uma forma maravilhosa.
O Presidente (TVCine 2 às 02:50): poderoso drama politico-bélico vindo directamente da Geórgia. O filme, passado num país "fictício", retrata um golpe de estado imposto a uma imponente ditadura. A história do filme centra-se na luta pela sobrevivência do ditador e do seu neto durante a violenta revolta. Uma história muito interessante, mas ao mesmo tempo muito violenta, que demonstra os níveis de maldade do ser humano durante um episódio desta magnitude.
Rocky (TVCine 2 às 06:05): sem dúvida o melhor filme da saga! Rocky foi um filme inovador e um golpe de génio de Sylvester Stallone. É impossível falar deste filme sem referir a história de vida de Sylvester Stallone. Para além de interpretar Rocky, Sylvester Stallone também escreveu o roteiro do filme, e nele estão expostos vários episódios da vida de Sylvester Stallone. Sylvester Stallone pertencia a uma classe social baixa, chegando mesmo a tornar-se um sem abrigo e a vender o seu cão para sobreviver. Stallone escreveu o roteiro do filme em 20 horas e tentou-o vender mas com a condição que teria que ser ele a interpretar Rocky, ideia com a qual os estúdios não concordaram e , em vez disso, ofereçam 350 000 dólares apenas pelo roteiro, dinheiro que Stallone recusou. No fim, um estúdio ofereceu 35 000 dólares pelo roteiro e deixaram o Stallone interpretar Rocky. Destes 35 000 dólares, Stallone gastou 15 000 para conseguir reaver o cão que tinha vendido anteriormente. Stallone acabou por receber as nomeações ao Oscar de melhor actor e melhor roteiro original e Rocky acabou por ganhar o Oscar de melhor filme. A ténue linha que separa Rocky da realidade é um toque de génio de Stallone, o mundo do cinema com certeza recordará para sempre este grande filme.
O Grande Fusí (TVCine 2 às 22:00): vindo directamente da Islândia, chega-nos este peculiar drama cuja história se centra na vida de Fusí, um homem de 43 anos que vive com a mãe e sofre de obesidade. Fusí é um individuo com dificuldades em se encaixar na sociedade, não só devido ao seu aspecto físico, mas também devido aos seus estranhos passa tempos. Um filme que, apesar de se desenrolar de uma forma muito descontraída, consegue despertar algum desconforto no telespectador, levando-o a reflectir sobre alguns paradigmas da sociedade em que vivemos e de como estes afectam as relações pessoais que estabelecemos.
Coragem Debaixo de Fogo (TVCine 4 às 15:50): interessante drama bélico, sobre a guerra do Iraque, muito bem dirigido por Edward Zwick, escrito de uma forma muito inteligente por Patrick Sheane Duncan e que conta com uma magnífica interpretação de Denzel Washington no papel principal. O filme contrabalança de uma forma maravilhosa as cenas de drama e acção e para além disso mantém o mistério até ao fim através de uma história muito interessante.
12 Macacos (TVCine 4 às 17:50): um clássico de ficção cientifica realizado pelo mítico Terry Gilliam. Um filme complexo, inteligente e completamente alucinante, que foi bem aceite pela audiência ao longo dos anos. O thriller mistura de uma forma incrível mistério e ficção científica, contando ainda com excelentes interpretações de Bruce Willis, Madelaine Stowe e Brad Pitt.
Estranhos de Passagem (AMC às 18:23): apesar de ter sido feito em 2002, "estranhos de Passagem" continua a ser um típico thriller moderno. Abordando um tema bastante peculiar e inovador, a espectacularidade do filme dependeu muito do trabalho conjunto do realizador Stephen Frears e do roteirista Steven Knight, que forneceram ao filme um carácter estrondosamente misterioso através de uma realidade obscura.
Pearl Harbor (AXN Black às 02:01 e às 09:56): filme que dividiu os críticos e a audiência, isto apesar de ter ganho 12 prémios (incluindo um Oscar) e ter recebido outras 50 nomeações (incluindo 3 Oscars). O filme conta a história do ataque japonês ao porto de Pearl Harbor durante a 2ª Guerra Mundial e conta com efeitos especiais muito bons adicionados a espectaculares cenas de guerra. Um autêntico regalo para amantes da aviação.
Pulp Fiction (AXN Black às 07:31 e às 14:30): a verdadeira masterpiece do realizador Quentin Tarantino, que contou com um elenco de luxo com John Travolta, Uma Thurman, Samuel L.Jackson, etc.. O filme leva-nos até ao submundo do crime, contando diferentes histórias através de uma incrível narrativa que será para sempre recordada no mundo do cinema.
Inimigo às Portas (AXN Black às 23:57): a 2ª Guerra Mundial foi sem dúvida um dos acontecimentos mais preponderantes do último século, logo sempre foi um tema bastante apetecível de ser retratado pela industria cinematográfica. Grandes realizadores aliaram a sua cuidada cinematografia a este espectacular tema e realizaram filmes que ficaram para sempre recordados na história do cinema. Mas também houve muitas outras tentativas de realizar filmes sobre a 2ª Guerra Mundial que simplesmente não conseguiram alcançar o mesmo sucesso. No meio de tantos filmes, há alguns que ficaram um pouco esquecidos e, que apesar de não apresentarem uma cinematografia espectacular, são realmente bons filmes. "Inimigo às Portas" é um desses filmes, que não apresenta uma cinematografia de excelência, mas que retrata de uma forma muito convidativa uma interessante história verídica. O filme conta ainda com dois grandes actores, Jude Law e Ed Harris, que protagonizam um duelo de snipers que se passou durante a batalha de Estalinegrado, onde tropas Russas e Alemãs se enfrentaram.