sábado, 30 de dezembro de 2017

31/12/17 (Domingo)


Warrior - Combate Entre Irmãos (RTP 1 às 02:01): com Tom Hardy, Nick Nolte e Joel Edgerton no elenco, "Warrior - Combate Entre Irmãos" é um filme sobre luta livre, para ser mais específico MMA (artes marciais mistas), cuja história se centra em dois irmãos que, por razões muito diferentes, participam num torneio deste desporto.


Clube de Combate (Hollywood às 03:55): a masterpiece do grande realizador David Fincher. "Clube de Combate" é um filme fabuloso, talvez mesmo um dos melhores filmes de sempre, que nos apresenta uma alegoria sócio-económica muito forte através de um plot brutal. Um filme perfeito preenchido pelas incríveis interpretações de Brad Pitt e Edward Norton nos papeis principais.


Despertares (Hollywood às 06:15): excelente filme biográfico protagonizado por Robert De Niro e Robin Williams. "Despertares" é um filme passado em 1969, num hospital psiquiátrico em Bronx, e retrata a investigação de um médico clínico acerca do estado semi-catatónico de grande parte dos pacientes ali internados. Aprofundando de uma forma ideal o tema, "Despertares" é um filme tocante mas ao mesmo tempo muito divertido.


Shutter Island (Fox Movies às 00:55): um dos meus filmes preferidos do grande Martin Scorsese que mais uma vez conta coma grande ajuda de Leonardo DiCaprio. "Shutter Island" é um autêntico quebra-cabeças repleto de mistério. Passado numa pequena ilha que aloja um hospital para criminosos com distúrbios mentais, "Shutter Island" apresenta um clima inteligentemente obscuro, o que faz com que o filme se precipite ligeiramente para o género de terror, e isso dá aquele toque especial que um thriller psicológico necessita para ser bem sucedido.


127 Horas (Fox Movies às 21:15): na nossa opinião este é o melhor filme do grande realizador Danny Boyle. O filme é baseado na história real do montanhista Aron Ralston, que sofreu um acidente de escalada num canyon algures no Utah. O filme basicamente só tem uma personagem, incrivelmente bem interpretado por James Franco, e passa-se sempre na mesma localização. Fazer um filme incrível através deste complicado plot, só está à altura dos melhores, e é aí que entra a mestria de Danny Boyle e Simon Beaufoy, que fazem deste filme algo simplesmente maravilhoso.


Nightcrawler - O Repórter da Noite (Fox Movies às 22:50): mais uma vez Jake Gyllenhaal presenteia-nos com uma excelente interpretação num filme que mistura os géneros de crime, drama e thriller de uma forma raramente vista. "Nightcrawler - O Repórter da Noite" é uma autêntica crítica sócio-económica que vem questionar a ética no mundo jornalístico-televisivo.


Passageiros (TVCine 1 às 16:00): filme que vinha rotulado como um grande blockbuster de Hollywood, recheado de grandes efeitos especiais, mostra-se na verdade um complexo e profundo exercício de reflexão sobre o comportamento humano. Tecnicamente um filme muito bem feito, com uma boa produção de cenários e as boas interpretações dos protagonistas Jennifer Lawrence e Chris Patt, o que se destaca é mesmo o roteiro original de Jon Spaihts e a magnífica interpretação de Michael Sheen.


Mulheres do Século XX (TVCine 1 às 21:30): na nossa opinião um dos melhores filmes de 2017. Passado durante a década de 70, "Mulheres do Século XX" desprende-se daquilo que parece ser um filme feminista e mostra-se como um drama adolescente nostálgico centrado num jovem que foi educado apenas por mulheres.  Com uma cinematografia muito bonita e muito rock e punk que acompanham este engraçado drama adolescente.


Janis: Little Girl Blue (TVCine 2 às 23:55): um belo documentário sobre a vida da cantora Janis Joplin, narrado através das cartas que ela escreveu, das memórias dos seus amigos e dos seus espectaculares concertos. A boa realização de Amy Berg demonstra-se por uma bela construção da narrativa e da exposição brilhante das várias fases da vida de Janis Joplin. Um documentário que vale a pena ver, principalmente para quem é apreciador de boa música.


8 Mile (AMC às 20:21): conhecido como o filme do Eminem, "8 Mile" é um drama criminal/musical que nos leva até uma Detroit denominada pela pobreza, criminalidade e pelo movimento Hip-Hop. Eminem é Jimmy 'B-Rabbit' Smith, um jovem rapper que tenta alcançar o seu sonho de vingar no mundo Rap. Para tal terá que participar numa batalha de Rap e ultrapassar alguns dos seus problemas pessoais.


A Vida é Bela (AMC às 22:10): incrível filme realizado e interpretado pelo italiano Roberto Benigni que nos leva até Itália durante a 2ª Guerra Mundial e conta-nos uma história muito diferente do bem conhecido holocausto. Implementando os géneros de comédia, drama e romance num ambiente hostil de guerra, Benigni cria um dos mais belos filmes já feitos sobre a 2ª Guerra Mundial.


Reino dos Céus (Fox às 15:07): realizado por Ridley Scott, "Reino dos Céus" é um filme de guerra, passado no século XII, em Jerusalém. A história do filme centra-se num jovem rapaz cuja esposa se suicidou, no decorrer dos eventos, este viaja juntamente com uma cruzada até Jerusalém na busca de redenção. "Reino dos Céus" não é um filme inovador, no entanto consegue destingir-se da maior parte dos filmes do género pela qualidade técnica apresentada, destacando-se a excelente fotografia, cenários, guarda-roupa e também pela sensação de autenticidade das cenas de combate.


A Vida de Pi (Fox ás 19:54): incrível filme que mistura drama, fantasia e aventura. "A Vida de Pi" deve muito do seu sucesso à fantástica história e aos efeitos especiais incríveis que tornam a visualização do filme algo inesquecível. "A Vida de Pi" conta a fantástica história de vida de um jovem indiano, centrando-se principalmente na sua adolescência e num acidente marítimo.


A Melhor Oferta (AXN White às 14:39): realizado pelo italiano Giuseppe Tornatore, "A Melhor Oferta" é fruto de uma produção italiana, mas falado em inglês, que conta com a grande interpretação de Geoffrey Rush no papel principal. O filme aborda um tema bastante interessante: a pintura; e centra-se na vida de um solitário e maduro individuo com uma profissão bastante peculiar: um avaliador de arte. Tornatore pega neste interessante tema e mistura muito mistério, engendrando assim um "thriller romântico".


50/50 (AXN White às 16:45): interessante comédia dramática cuja história se centra num jovem de 27 anos que é diagnosticado com um raro cancro. Apesar de não ser um dos melhores filmes já feitos sobre este tema, "50/50" é um filme com uma visão muito realista do tema, mas ao mesmo tempo muito descontraída. As interpretações de Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick e Anjelica Huston são muito boas e o mesmo se pode dizer do trabalho do realizador Jonathan Levine e do roteirista e produtor Will Reiser.



O Discurso do Rei (AXN White às 22:00): o director Tom Hooper tem apresentado ao longo dos anos uma aptidão especial para realizar filmes biográficos e este é o seu filme mais bem sucedido. Apresentando-nos uma história que à partida não parece muito interessante para ser adaptada ao cinema, mas que Tom Hooper, através da sua boa realização, consegue fazer um bom filme. O excelente roteiro de David Seidler centra-se essencialmente numa amizade inesperada que é muito bem interpretada por Colin Firth e Geoffrey Rush.


Ninguém Conhece Jack (Cinemundo às 02:25): mais uma bela produção da HBO. Realizado por Barry Levinson e protagonizado por Al Pacino, "Ninguém Conhece Jack" é um filme biográfico centrado em Jack Kevorkian, um médico pioneiro pelo movimento a favor da eutanásia. Este controverso tema é aqui retratado por um filme tecnicamente muito bem feito, com um roteiro muito bom de Adam Mazer, uma boa realização de Barry Levinson e, claro, com uma grande interpretação de Al Pacino.


Taxi Driver (Sundance TV às 11:14): lendário filme realizado pelo grande Martin Scorsese, marcado pelas excelentes interpretações de Robert De Niro e Jodie Foster. A história, que apesar de ser bastante simples é ao mesmo tempo bastante complexa, apresenta-nos um ex-combatente da guerra do Vietname que simplesmente não se consegue adaptar à vida normal. Um filme sobre a alienação do homem na sociedade muito bem retratada através de uma realização muito boa.