sábado, 29 de setembro de 2018

O Meu Nome é Alice 

Com um admirável argumento e realização, "O Meu Nome é Alice" é um drama que conta a história de uma mulher de meia idade que lhe é diagnosticado Alzheimer. Um filme bastante sério sobre uma realidade bastante delicada, com uma genial interpretação de Julianne Moore no papel principal.

Bolgen - Alerta Tsunami 

Aí está um filme sobre catástrofes naturais que, apesar de ter vindo da Noruega, faz inveja a muitos filmes do mesmo género feitos em Hollywood. Não se pode dizer que este é um filme "baseado em factos reais", vamos antes dizer que é um filme "inspirado em factos reais", visto que se inspira num caso real de uma pequena povoação norueguesa, chamada de Geirander, que se localiza na montanha de Aksenet. Esta pequena povoação turística vive sob o risco eminente de tsunami devido a uma provável derrocada de uma vertente rochosa para o fiorde (braço do mar que se estende até grandes regiões montanhosas) de Geirander. "Bolgen - Alerta Tsunami" apresenta uma boa realização, que apenas se dá a mostrar mais para a parte final do filme, através de momentos de alta tensão e de espectaculares cenários.

História de Um Fantasma

Realizado por David Lowery e protagonizado por Casey Affleck e Rooney Mara, "História de Um Fantasma" é um filosófico filme sobre a morte e a vida. Um filme diferente, muito criativo, com um desenrolar  propositadamente arrastado e com uma cinematografia de excelência assinada por Andrew Droz Palermo.


Chama-me Pelo Teu Nome

Realizado pelo italiano Luca Guadagnino, "Chama-me Pelo Teu Nome" é um romance dramático passado na década de 80 numa pequena localidade italiana. Na minha opinião, "Chama-me Pelo Teu Nome" não foi um filme excepcional como muitos dizem, foi excepcional tecnicamente, com uma interpretação arrebatadora do jovem Timithée Chalamet e com uma realização irrepreensível de Guadagnino, que faz com que pareça que o espectador seja arrastado para o quente clima italiano.


Em Bruges 

Uma espectacular comédia negra que retrata de uma forma dramática e divertida uma peculiar situação na vida de dois hitmans. Um grande roteiro, grandes interpretações e uma excelente realização, fazem de "Em Bruges" uma das melhores comédias criminais de sempre.

Rampart - O Renegado 

Bom drama criminal centrado num agente da força policial de Los Angeles. Brilhantemente protagonizado por Woody Harrelson, "Rampart - O Renegado" faz um bom retrato da criminalidade e da corrupção policial, duas realidades que sempre foram muito associadas a esta zona dos EUA.

Um Presente do Passado 

Para mim um do melhores filmes de 2015. Primeiro filme realizado por Joel Edgerton, que para além de realizar, também o escreveu e interpretou. O filme é um inteligente thriller psicológico que com certeza ficará na retina e na mente do telespectador, principalmente devido à irreverência do argumento que está incrivelmente bem escrito. A realização consegue estar à altura do argumento e fornece ao filme um espectacular clima de suspense, mistério e até um certo terror.