sábado, 4 de novembro de 2017

05/11/17 (Domingo)


A Rede Social (RTP 1 às 17:49): conhecido pelo "Filme do Facebook", "A Rede Social" conta a incrível história da criação da maior rede social da internet. A realização do incrível David Fincher é de louvar, tal como a interpretação de Jesse Eisenberg no papel de Mark Zuckerberg. O filme leva-nos até ao mundo universitário e tem como tema principal o processo de patenteação de uma ideia.


Aquele Querido Mês de Agosto (RTP 2 às 00:55): uma autêntica obra de arte por parte de Miguel Gomes que oferece a Portugal um filme único. "Aquele Querido Mês de Agosto" é um filme com um estilo peculiar, dividindo-se entre um drama/romance sobre o agitado mês de Agosto vivido nas pequenas aldeias do interior e num documentário sobre a realidade da indústria cinemática em Portugal. Um filme muito criativo e diferente daquilo que estamos habituados.


A Ponte do Rio Kwai (RTP Memória às 15:00): um clássico da 2ª Guerra Mundial. Realizado por David Lean, "A Ponte do Rio Kwai" passa-se no pacífico e centra-se num campo de prisioneiros de guerra, sendo que vários soldados ingleses são forçados a construir uma ponte.


Medo de Morte (Hollywood às 23:25): bom thriller criminal que ficou um pouco esquecido no tempo, isto apesar de ter sido realizado em 2006. "Medo de Morte" apresenta tudo um que bom thriller deve conter: um ritmo alucinante, uma boa história, violência e boas cenas de suspense e acção.



Joy (TVCine 1 às 04:25): apesar de no início apresentar uma história pouco convidativa e com um ritmo não muito empolgante, isso tudo muda com o desenrolar do filme. "Joy" apresenta um tema bastante interessante e poucas vezes retratado pelo mundo do cinema, falamos do empreendedorismo. Baseado na história de vida da empresária Joy Mangano, muito bem interpretada por Jennifer Lawrence, "Joy" explora o mundo do empreendedorismo de uma forma muito realista, explorando sempre as relações familiares e como estas podem influenciar o mundo dos negócios.


O Vendedor (TVCine 2 às 05:40): vencedor do Oscar de melhor filme de língua estrangeira em 2016, "O Vendedor" é um filme iraniano, realizado por Asghar Farhadi, que nos apresenta uma delicada situação sobre um caso de violação.


Meu Rei (TVCine 2 às 09:45): vindo directamente de França, "Meu Rei" é um drama muito realista que faz uma completa abordagem sobre o casamento, constituir família e separação matrimonial. Estrelado pelo bem conhecido Vincent Cassel, que faz uma grande interpretação, é em Emmannuelle Bercot que a história do filme se centra, enquanto esta recupera de uma lesão no joelho, é-nos contada a história do seu casamento. Um grande trabalho da realizadora Maiwenn, que apesar de não fazer um filme excepcional, apresenta-nos uma obra que não se deixa cair na simplicidade.


Uma Guerra (TVCine 2 às 22:00): mais um belo exemplo de um moderno filme de guerra que vale a pena ver. Vindo da Dinamarca, "Uma Guerra" é um filme que se divide num belo drama familiar/bélico e num excelente filme de guerra. Escrito e realizado por Tobias Lindholm, "Uma Guerra" é um filme sobre a guerra do Afeganistão, que aborda um delicado caso de um crime de guerra.



Sing Street (TVCine 3 às 05:55): um dos grandes filmes de 2016 que infelizmente acabou por não receber tanta atenção como merecia. O realizador John Carrey, famoso pelos seus excelentes dramas musicais, leva-nos até Dublin durante a década de 80, época em que as bandas de pop rock estavam no seu apogeu. A história centra-se num jovem adolescente que tem como sonho conquistar uma misteriosa rapariga e não só. Uma excelente comédia adolescente, com estilo muito diferente de outros filmes do mesmo género e que conta com uma excelente trilha sonora.


Nem Respires (TVCine 4 às 19:45): aí está mais um thriller terrorífico de grande qualidade. Apresentando uma boa realização de Fede Alvarez, "Nem Respires" é um filme emotivo, com grandes cenas de suspense e alta tensão que com certeza o prenderá ao ecrã.



A Bruxa: A Lenda de New-England (TVCine 4 às 23:00): um dos melhores filmes de 2016 e sem dúvida um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos. Apresentando uma cinematografia de excelência, Robert Eggers apresenta-se ao mundo do cinema como um jovem realizador capaz de explorar clichés do cinema de uma forma incrível. O filme leva-nos até ao ano de 1630, época em que o oculto era parte da tradição do povo, cuja forma de vida era violentamente influenciada pelo cristianismo. Explorando esta temática, o filme apresenta um clima de medo e pavor espectacularmente imposto através de um trabalho cuidado de fotografia que consegue fazer com que tudo no filme pareça assustador.


Hannibal (AMC às 00:30): procedente ao grande clássico "O Silêncio dos Inocentes", o Dr. Hannibal Lecter volta ao grande ecrã através deste filme que conta com o grande realizador Ridley Scott. Sem a espectacular cinematografia do "Silêncio dos Inocentes", "Hannibal" não deixa de ser um bom filme e que vale a pena ser visto. Para completar a trilogia de Dr. Hannibal Lecter, recomenda-se a visualização do filme "Dragão Vermelho".



2012 (AXN às 00:07 e às 17:01): Roland Emmerich volta a fazer mais do mesmo: pegar no tema das alterações climática e fazer um bom filme de entretimento. Mais uma vez não é muito bem aceite pelo público, talvez esperasse algo mais profundo, mas parece que está visto que o cinema de Emmerich não passa disto, o que não é mau, porque bons filmes de entretimento são sempre bem vindos. 


Efeitos Secundários (AXN Black às 06:26 e às 15:13): bom drama criminal cuja história se centra numa jovem rapariga que sofre de depressão. O roteiro escrito por Scott Z. Burns apresenta uma história complicada, que é decomposta por uma excelente realização de Steven Soderbergh e marcada pela magnífica interpretação de Rooney Mara no papel principal.


Alta Fidelidade (AXN Black às 20:13): realizado por Stephen Frears e protagonizado por John Cusack (que também contribuiu na construção do roteiro), "Alta Fidelidade" é uma boa comédia dramática/romântica centrada num dono de uma loja de discos de vinil que acabou o seu relacionamento amoroso com a sua namorada. Assim, o filme explora o fim do relacionamento amoroso revisitando várias ex-namoradas da personagem principal. Um bom filme, com muita boa música (grandes clássicos do rock, pop rock e blues), e ainda uma grande interpretação de Jack Black muito ao seu estilo.


Anything Else - A Vida e Tudo o Mais (AXN White às 22:00): mais uma bela comédia romântica realizada por Woody Allen que se centra na relação de um jovem casal. Apesar de não ser um filme brilhante, "Anything Else - A Vida e Tudo o Mais" retrata bem as inseguridades das relações amorosas, sendo ao mesmo tempo um filme muito divertido, através de excelentes momentos de psicanálise. 


A Teoria de Tudo (Cinemundo às 16:25): bom filme biográfico que adapta a história de vida do famoso físico Stephen Hawking. Devido a uma excelente cinematografia e principalmente devido à grande interpretação de Eddie Redmayne, "A Teoria de Tudo" é um filme convidativo que nos conta uma história bastante tocante e inspiradora.



Rocky (Cinemundo às 20:00): sem dúvida o melhor filme da saga! Rocky foi um filme inovador e um golpe de génio de Sylvester Stallone. É impossível falar deste filme sem referir a história de vida de Sylvester Stallone. Para além de interpretar Rocky, Sylvester Stallone também escreveu o roteiro do filme, e nele estão expostos vários episódios da vida de Sylvester Stallone. Sylvester Stallone pertencia a uma classe social baixa, chegando mesmo a tornar-se um sem abrigo e a vender o seu cão para sobreviver. Stallone escreveu o roteiro do filme em 20 horas e tentou-o vender mas com a condição que teria que ser ele a interpretar Rocky, ideia com a qual os estúdios não concordaram e , em vez disso, ofereçam 350 000 dólares apenas pelo roteiro, dinheiro que Stallone recusou. No fim, um estúdio ofereceu 35 000 dólares pelo roteiro e deixaram o Stallone interpretar Rocky. Destes 35 000 dólares, Stallone gastou 15 000 para conseguir reaver o cão que tinha vendido anteriormente. Stallone acabou por receber as nomeações ao Oscar de melhor actor e melhor roteiro original e Rocky acabou por ganhar o Oscar de melhor filme. A ténue linha que separa Rocky da realidade é um toque de génio de Stallone, o mundo do cinema com certeza recordará para sempre este grande filme.


Desafio Total (Syfy às 22:15): complexo e inteligente filme de ficção científica que satiriza a sociedade actual recorrendo a uma imaginação incrível e, por vezes, a alguma violência. O filme passado no futuro consegue misturar de uma forma espectacular mistério, suspense e acção e conta ainda com uns efeitos especiais muito bons.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Viajem no tempo:
  • Data: 03/11/17 (Sexta-feira)
  • Hora: 10:18
  • Local: AMC
  • Filme: Perseguindo Amy
Aí está uma coisa rara: uma excelente comédia sexual. Ao contrário de muitos filmes deste género, "Perseguindo Amy" não se deixa cair no tradicional entretimento e em vez disso apresenta-nos uma criativa história, sem pudores e recheada de complexos diálogos. Sem dúvida um grande trabalho do realizador e argumentista Kevin Smith, que consegue expor vários temas, tais como orientação sexual, amizade e explorar ainda a complexidade das relações amorosas.


 
04/11/17 (Sábado)


Millennium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres (Hollywood às 22:25): incrível adaptação ao cinema americano do primeiro livro da trilogia escrita por Stieg Larsson só poderia ser realizada por um grande realizador: David Fincher. O thriller conta com as incríveis interpretações de Daniel Craig e Rooney Mara e conta uma história ligada ao jornalismo muito bem imposta através de um incrível ambiente misterioso.


Aqui e Agora (Fox Movies às 20:25): fantástico drama adolescente realizado por James Ponsoldt e muito bem protagonizado pelos jovens Miles Telle e Shailene Woodley. O drama centra-se num romance entre dois adolescentes que estão a terminar o secundário, sendo que esta complicada fase da vida é excelentemente explorada neste drama. Não esperem um vulgar romance adolescente, "Aqui e Agora" é um complexo drama que se apresenta de uma forma muito descontraída, mas que se vai tornando mais profundo com a aproximação do final.


Uma Entrevista de Loucos (Fox Movies às 22:00): apesar de não ser uma comédia genial, "Uma Entrevista de Loucos" é um filme que sobressai pela criatividade do roteiro apresentado, que foi escrito pelos realizadores Evan Goldberg e Seth Rogen (este último também protagoniza o filme) e por Dan Sterling. O filme centra-se numa dupla de jornalistas televisivos que viaja para a Coreia do Norte para entrevistar o ditador Kim Jong-un. Um filme criativo e divertido que vale a pena ver.


Vedações (TVCine 1 às 04:10): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. Realizado e protagonizado por Denzel Washington, "Vedações" é um surpreendente drama, passado nos anos 50, centrado numa família afro-americana pertencente à classe trabalhadora. Engane-se quem espera mais um tradicional filme sobre racismo, pois, apesar de abordar subtilmente este tema, "Vedações" prefere ser um profundo drama abordando várias problemáticas familiares.


Manchester by the Sea (TVCine 1 às 06:35): bom drama familiar que aborda essencialmente o tema da morte. A história do filme centra-se num homem deprimido que recebe a notícia de que o seu irmão morreu e que agora ele é o guardião do seu sobrinho. Na nossa opinião o filme não é brilhante, mas mesmo assim fica marcado por um realismo incrível.


Joy (TVCine 1 às 19:25): apesar de no início apresentar uma história pouco convidativa e com um ritmo não muito empolgante, isso tudo muda com o desenrolar do filme. "Joy" apresenta um tema bastante interessante e poucas vezes retratado pelo mundo do cinema, falamos do empreendedorismo. Baseado na história de vida da empresária Joy Mangano, muito bem interpretada por Jennifer Lawrence, "Joy" explora o mundo do empreendedorismo de uma forma muito realista, explorando sempre as relações familiares e como estas podem influenciar o mundo dos negócios.


Ela (TVCine 2 às 00:30): realizado pelo grande Paul Verhoeven, "Ela" foi um dos melhores filmes de 2016. Protagonizado de uma forma magnífica por Isabelle Huppert, "Ela" é um thriller psicológico muito provocativo e invulgar sobre um caso de violação sexual. 


Doze Homens em Fúria (TVCine 2 às 05:00 e às 18:25): realizado por Sidney Lumet, "Doze Homens em Fúria" é reputado como um dos melhores filmes de sempre. Trata-se de um interessante momento de reflexão sobre um complexo processo de veredicto, realizado por doze jurados, dos quais onze assumem que réu é culpado. Tecnicamente o filme é muito bom, com uma série de filmagens contínuas que põe à prova a qualidade dos actores envolvidos. Um episódio muito bem conseguido, sobre como a justiça deve ser imposta e que nos leva a questionar vários conceitos e preconceitos morais.


O Vendedor (TVCine 2 às 16:20): vencedor do Oscar de melhor filme de língua estrangeira em 2016, "O Vendedor" é um filme iraniano, realizado por Asghar Farhadi, que nos apresenta uma delicada situação sobre um caso de violação.


Meu Rei (TVCine 2 às 22:00): vindo directamente de França, "Meu Rei" é um drama muito realista que faz uma completa abordagem sobre o casamento, constituir família e separação matrimonial. Estrelado pelo bem conhecido Vincent Cassel, que faz uma grande interpretação, é em Emmannuelle Bercot que a história do filme se centra, enquanto esta recupera de uma lesão no joelho, é-nos contada a história do seu casamento. Um grande trabalho da realizadora Maiwenn, que apesar de não fazer um filme excepcional, apresenta-nos uma obra que não se deixa cair na simplicidade.


Sing Street (TVCine 3 às 15:30): um dos grandes filmes de 2016 que infelizmente acabou por não receber tanta atenção como merecia. O realizador John Carrey, famoso pelos seus excelentes dramas musicais, leva-nos até Dublin durante a década de 80, época em que as bandas de pop rock estavam no seu apogeu. A história centra-se num jovem adolescente que tem como sonho conquistar uma misteriosa rapariga e não só. Uma excelente comédia adolescente, com estilo muito diferente de outros filmes do mesmo género e que conta com uma excelente trilha sonora.



Efeitos Secundários (AXN Black às 22:00): bom drama criminal cuja história se centra numa jovem rapariga que sofre de depressão. O roteiro escrito por Scott Z. Burns apresenta uma história complicada, que é decomposta por uma excelente realização de Steven Soderbergh e marcada pela magnífica interpretação de Rooney Mara no papel principal.


O Código Base (Fox às 00:25): bom filme de ficção científica realizado por Duncan Jones e estrelado por Jake Gyllenhaal. O filme mistura ficção cientifica com thriller de uma forma muito boa muito devido ao espectacular roteiro de Ben Ripley que nos promete fazer usar o cérebro enquanto assistimos a este belo filme.