terça-feira, 23 de janeiro de 2018

24/01/18 (Quarta-feira)


My Blueberry Nights - O Sabor do Amor (Hollywood às 03:45): realizado por Kar-Wai Wong, realizador conhecido pelos seus filmes sobre relações amorosas e, principalmente, por abordarem o tema da infidelidade. Assim, "My Blueberry Nights - O Sabor do Amor" é um filme americano onde está embutida um estilo cinematográfico asiático e o resultado é um romance muito bem feito. Mas não se trata de um vulgar romance, trata-se de um complexo romance onde são retratadas várias problemáticas amorosas e não só. Para além disso, o filme é tecnicamente brilhante, com uma cinematografia de louvar e excelentes interpretações de Norah Jones (que empresta muitas músicas à banda sonora do filme), Jude Law e Natalie Portman.


Infiel (Hollywood às 05:20): realizado por Adrian Lyne e protagonizado por Richard Gere e Diane Lane, "Infiel" é um drama erótico sobre adultério que se centra na vida de um casal que vive nos subúrbios de Nova Iorque. Um filme que começa por se mostrar lentamente, mas que, muito devido à fantástica realização de Lyne, torna-se mais poderoso e profundo com o aproximar do final.


JCVD (Hollywood às 08:50): genial filme protagonizado por Jean-Claude Van Damme! O Cinema frequentemente mistura a realidade com a ficção, mas não da forma como acontece no filme "JCVD". O trabalho perimétrico, realizado sobre a ténue linha que divide a ficção da realidade em "JCVD", é algo raramente visto no Cinema actual. Van Damme volta ao seu país de origem (Bélgica) e interpreta-se a si mesmo, num espectacular thriller criminal que apresenta uma realização de excelência por parte do jovem realizador Mabrouk El Mechri. O filme tem um pouco de tudo: comédia, acção, suspense e uma forte reflexão sobre alguns aspectos da indústria do Cinema actual.


Rampart - O Renegado (Fox Movies às 02:55): bom drama criminal centrado num agente da força policial de Los Angeles. Brilhantemente protagonizado por Woody Harrelson, "Rampart - O Renegado" faz um bom retrato da criminalidade e da corrupção policial, duas realidades que sempre foram muito associadas a esta zona dos EUA.


Nos Idos de Março (Fox Movies às 10:50): mais uma vez George Clooney demonstra os seus dotes como realizador. O drama apresenta um plot não muito cativante sobre politica e aí é que entra a boa realização de Clooney, que consegue manter a história espectacularmente interessante e talvez tenha feito um filme muito próximo da realidade (?).


Forrest Gump (TVCine 2 às 18:35): estrelado pelo incontornável Tom Hanks e dirigido por Robert Zemeckis, este filme narra a história inspiradora da vida de Forrest, um jovem rapaz que, apesar de não ser muito inteligente, consegue alcançar a felicidade de uma forma única. Uma história inspiradora contada através de uma combinação perfeita de drama, comédia, romance e até cenas de guerra.


Todos Querem o Mesmo (TVCine 3 às 00:20): filme escrito e realizado pelo grande Richard Linklater, que desta vez nos leva até aos anos 80. "Todos Querem o Mesmo" é uma excelente comédia juvenil, inserida num meio universitário, e que explora a liberdade que os jovens têm nesta fase da vida. Apesar de não apresentar nada de novo, tudo o que é retratado pelo filme é muito bem feito e o tema é muito bem explorado por Richard Linklater. 


Loucamente (TVCine 3 às 15:30): vindo de Itália e realizado pelo fantástico Paolo Virzi, "Loucamente" é uma interessante comédia dramática, centrada numa mulher de meia idade que é internada numa instituição psiquiátrica. O filme é marcado pelas excelentes interpretações de Valeria Bruni Tedeschi e de Micaela Ramazzotti. Um filme que passou um pouco ao lado do grande público, mas que para nós foi um dos bons filmes feitos em 2016.


8 Mile (AMC às 11:15): conhecido como o filme do Eminem, "8 Mile" é um drama criminal/musical que nos leva até uma Detroit denominada pela pobreza, criminalidade e pelo movimento Hip-Hop. Eminem é Jimmy 'B-Rabbit' Smith, um jovem rapper que tenta alcançar o seu sonho de vingar no mundo Rap. Para tal terá que participar numa batalha de Rap e ultrapassar alguns dos seus problemas pessoais.


O Grande Milagre 
(AMC às 16:00): inspirado em factos reais, "O Grande Milagre" é um filme biográfico, passado em 1988, que nos leva até uma pequena cidade do gelado Alasca. O filme centra-se numa incrível missão de salvamento de três baleias que ficaram presas num pequeno buraco no gelo. Um filme que aborda uma série de questões relacionadas com a protecção da Natureza e que ainda consegue explorar o tema da ética no jornalismo.


A Vida é Bela (AMC às 17:45): incrível filme realizado e interpretado pelo italiano Roberto Benigni que nos leva até Itália durante a 2ª Guerra Mundial e conta-nos uma história muito diferente do bem conhecido holocausto. Implementando os géneros de comédia, drama e romance num ambiente hostil de guerra, Benigni cria um dos mais belos filmes já feitos sobre a 2ª Guerra Mundial.


Joy (Fox Life às 20:02): apesar de no início apresentar uma história pouco convidativa e com um ritmo não muito empolgante, isso tudo muda com o desenrolar do filme. "Joy" apresenta um tema bastante interessante e poucas vezes retratado pelo mundo do cinema, falamos do empreendedorismo. Baseado na história de vida da empresária Joy Mangano, muito bem interpretada por Jennifer Lawrence, "Joy" explora o mundo do empreendedorismo de uma forma muito realista, explorando sempre as relações familiares e como estas podem influenciar o mundo dos negócios.


O Cadáver de Anna Fritz (Cinemundo às 04:45): apesar de não ser um filme brilhante, "O Cadáver de Anna Fritz" é um bom filme de terror que ganha em não seguir o tradicionalismo do género. Num estilo muito thriller, o filme explora várias questões morais, apresentando-nos alguma obscenidade à mistura. Tecnicamente bastante razoável, ressalta á vista a interpretação de Alba Ribas.


Swingers (Cinemundo às 06:05): realizado por Doug Liman e escrito e protagonizado por Jon Favreau, "Swingers" é uma bela comédia dramática que faz uma excelente análise psicosentimental sobre o fim de uma relação amorosa. A história do filme centra-se num jovem comediante, que acaba de sair de uma longa relação, e nos seus amigos que tentam anima-lo. Sem dúvida um belo filme, com uma excelente realização e grandes interpretações.


Rocky (Cinemundo às 17:15): sem dúvida o melhor filme da saga! Rocky foi um filme inovador e um golpe de génio de Sylvester Stallone. É impossível falar deste filme sem referir a história de vida de Sylvester Stallone. Para além de interpretar Rocky, Sylvester Stallone também escreveu o roteiro do filme, e nele estão expostos vários episódios da vida de Sylvester Stallone. Sylvester Stallone pertencia a uma classe social baixa, chegando mesmo a tornar-se um sem abrigo e a vender o seu cão para sobreviver. Stallone escreveu o roteiro do filme em 20 horas e tentou-o vender mas com a condição que teria que ser ele a interpretar Rocky, ideia com a qual os estúdios não concordaram e , em vez disso, ofereçam 350 000 dólares apenas pelo roteiro, dinheiro que Stallone recusou. No fim, um estúdio ofereceu 35 000 dólares pelo roteiro e deixaram o Stallone interpretar Rocky. Destes 35 000 dólares, Stallone gastou 15 000 para conseguir reaver o cão que tinha vendido anteriormente. Stallone acabou por receber as nomeações ao Oscar de melhor actor e melhor roteiro original e Rocky acabou por ganhar o Oscar de melhor filme. A ténue linha que separa Rocky da realidade é um toque de génio de Stallone, o mundo do cinema com certeza recordará para sempre este grande filme.


Modris (Eurochannel às 06:30): vindo directamente da Letónia, "Modris" é um bom drama centrado num jovem problemático que vive apenas com a mãe. O filme começa por se mostrar muito lentamente, mas o realizador e argumentista Juris Kursietis apresenta um trabalho técnico muito bom que ajuda com que o filme se torne cada vez mais profundo.



O Substituto (Sundance TV às 04:31): realizado por Tony Kaye e protagonizado por Adrien Brody, "O Substituto" é um espectacular drama que se centra num professor que, por opção, apenas lecciona como professor substituto. Um filme tocante e até chocante que muito nos diz sobre as fragilidades de certos sistemas de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário