sexta-feira, 13 de outubro de 2017

14/10/17 (Sábado)



Profissão: Duro (Hollywood às 01:05): um dos filmes que mais me surpreendeu nos últimos tempos, pois não sou grande fã dos grosseiramente chamados "filmes de porrada". Apesar de não ser um filme brilhante - aliás, está muito longe disso -, "Profissão: Duro" é um filme muito bem realizado e com uma boa história. O filme começa logo por ganhar pontos ao apresentar um tema bastante peculiar: a segurança nos estabelecimentos de diversão nocturna. Passado no Missouri, o filme retrata todos aqueles clichés da tradicional vida americana que já muito estamos habituados a ver no Cinema, e por cima disso está colocada uma boa história com boas cenas de acção, um humor surpreendentemente refinado e um excelente Rock'n'Roll! Um filme que certamente irá agradar aos fãs do género e não só.


Medo de Morte (Hollywood às 22:25): bom thriller criminal que ficou um pouco esquecido no tempo, isto apesar de ter sido realizado em 2006. "Medo de Morte" apresenta tudo um que bom thriller deve conter: um ritmo alucinante, uma boa história, violência e boas cenas de suspense e acção.


Killer Joe (Fox Movies às 03:05): um bom thriller criminal marcado pela interpretação magnífica de Matthew McConaughey. O filme passa-se em Dallas e desenrola-se num cenário de criminalidade brutal, associada a tráfico de drogas, corrupção, roubo e homicídios encomendados. Um excelente filme para quem gosta de thrillers criminais recheados de violência.


Eu, o Earl e a Tal Miúda (Fox Movies às 13:15): mais um drama adolescente completamente diferente dos filmes do género. Misturando de uma forma incrível drama e comédia, "Eu, o Earl e a Tal Miúda" é um filme bastante realista que retrata os temas da adolescência e do cancro de uma forma raramente vista no mundo do Cinema, apresentado através de um belo processo criativo por parte do realizador Alfonso Gomez-Rejon.


(500) Dias com Summer (Fox Movies às 19:40): talvez uma das melhores comédias românticas da última década. Realizado de uma forma magnífica por Marc Webb e protagonizado, também de uma forma magnífica, por Zooey Deschanel e Joseph Gordon-Levitt, "(500) Dias com Summer" é uma autêntica introspecção sobre uma relação amorosa, realizada de uma forma muito criativa. 


Shutter Island (Fox Movies às 23:00): um dos meus filmes preferidos do grande Martin Scorsese que mais uma vez conta coma grande ajuda de Leonardo DiCaprio. "Shutter Island" é um autêntico quebra-cabeças repleto de mistério. Passado numa pequena ilha que aloja um hospital para criminosos com distúrbios mentais, "Shutter Island" apresenta um clima inteligentemente obscuro, o que faz com que o filme se precipite ligeiramente para o género de terror, e isso dá aquele toque especial que um thriller psicológico necessita para ser bem sucedido.


Palmeiras na Neve (TVCine 2 às 00:05): vindo de Espanha, "Palmeiras na Neve" é um romance passado em duas linhas temporais diferentes: actualmente e na década de 50, no tempo colonial. Apesar de não ser um romance inovador, o tema da colonização é abordado de uma forma muito interessante.


O Grande Conquistador (TVCine 3 às 00:10 e às 10:55): inspirado numa peça de teatro de Woody Allen, "O Grande Conquistador" é uma comédia romântica realizada por Herbert Ross e protagonizado pela sempre fantástica dupla Woody Allen e Diane Keaton. O filme centra-se num crítico de Cinema, fanático pelo filme "Casablanca", que depois de a sua mulher o deixar, começa a tentar novos encontros amorosos.



Forrest Gump (TVCine 3 às 18:05): estrelado pelo incontornável Tom Hanks e dirigido por Robert Zemeckis, este filme narra a história inspiradora da vida de Forrest, um jovem rapaz que, apesar de não ser muito inteligente, consegue alcançar a felicidade de uma forma única. Uma história inspiradora contada através de uma combinação perfeita de drama, comédia, romance e até cenas de guerra.


Operação Eye in the Sky (TVCine 4 às 16:35): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. "Operação Eye in the Sky" é um filme de guerra moderna que vem inovar o género. Apesar de ser um filme de guerra, "Operação Eye in the Sky" dispensou as habituais cenas de tiroteios e acção e, em vez disso, o filme é preenchido por inteligentes momentos de tensão e suspense centrados num dilema moral. Um filme completamente esquecido pelos Óscares que conta com uma grande interpretação de Helen Mirren.


Proof - Entre o Génio e a Loucura (AMC às 07:51): drama que explora a sanidade mental de uma família ligada à matemática. O realizador John Madden faz um excelente trabalho em tornar interessante um drama sobre matemática, mas para tal, ajudou, e muito, as boas interpretações de Hope Davis e Gwyneth Paltrow. O drama fala sobre relações familiares, especialmente entre pai-filha-irmã, e também sobre relações amorosas.


O Diário de Bridget Jones (AMC 16:05): excelente comédia romântica em que a estrela é Renée Zellweger, com uma interpretação de se lhe tirar o chapéu. O filme centra-se na vida amorosa e profissional de uma mulher muito peculiar, solteira e na casa dos trinta. Com muito humor, "O Diário de Bridget Jones" é um filme surpreendentemente bom, que aborda o tema das relações amorosas de uma forma muito inteligente e divertida.


Os Descendentes (AXN às 21:55): bom drama familiar, protagonizado por George Clooney, que se centra numa disfuncional família cuja dinâmica foi afectada essencialmente por um acidente sofrido pela mãe, que a levou a ficar em coma. O filme aborda maravilhosamente o tema das conexões familiares e do casamento. Um filme tocante mas ao mesmo tempo muito divertido.


O Dia Depois de Amanhã (AXN às 23:56 e na AXN Black às 05:52 e às 14:53): um filme que dividiu o público e também os críticos muito devido ao tema apresentado: as alterações climáticas. O realizador Roland Emmerich pega neste polémico tema e adapta-o ao mundo do Cinema de uma forma muito hiperbolizada. Mas afinal é para isto que serve o Cinema, e, através de uns efeitos especiais muito vistosos, "O Dia Depois de Amanhã" é um bom filme de entretimento.


Perto Demais (Fox Life 22:20): peculiar romance dramático que retrata cinematicamente a complexidade das relações amorosas. A honestidade é a característica principal deste filme, não vou aqui afirmar que a aproximação à realidade seja fantástica, mas a qualidade dos diálogos é algo que sobressalta à vista e que poucos filmes têm conseguido alcançar. Claro que tudo isto se deve também às grandes interpretações de todo o elenco, em especial à de Natalie Portman que faz neste filme uma das melhores interpretações da sua carreira, e também à grande realização de Mike Nichols e ao trabalho de Patrick Marber.


Juno (AXN White às 22:00): fantástico drama adolescente realizado pelo grande Jason Reitman, que conta com as excelentes interpretações de Ellen Page e Michael Cera e com um incrível roteiro de Diablo Cody. O filme mistura de forma muito inteligente os géneros de drama, comédia e romance e conta-nos a história de uma gravidez adolescente.


Ninguém Conhece Jack (Cinemundo às 03:50): mais uma bela produção da HBO. Realizado por Barry Levinson e protagonizado por Al Pacino, "Ninguém Conhece Jack" é um filme biográfico centrado em Jack Kevorkian, um médico pioneiro pelo movimento a favor da eutanásia. Este controverso tema é aqui retratado por um filme tecnicamente muito bem feito, com um roteiro muito bom de Adam Mazer, uma boa realização de Barry Levinson e, claro, com uma grande interpretação de Al Pacino.


A Teoria de Tudo (Cinemundo às 11:00): bom filme biográfico que adapta a história de vida do famoso físico Stephen Hawking. Devido a uma excelente cinematografia e principalmente devido à grande interpretação de Eddie Redmayne, "A Teoria de Tudo" é um filme convidativo que nos conta uma história bastante tocante e inspiradora.


Rocky (Cinemundo às 13:00): sem dúvida o melhor filme da saga! Rocky foi um filme inovador e um golpe de génio de Sylvester Stallone. É impossível falar deste filme sem referir a história de vida de Sylvester Stallone. Para além de interpretar Rocky, Sylvester Stallone também escreveu o roteiro do filme, e nele estão expostos vários episódios da vida de Sylvester Stallone. Sylvester Stallone pertencia a uma classe social baixa, chegando mesmo a tornar-se um sem abrigo e a vender o seu cão para sobreviver. Stallone escreveu o roteiro do filme em 20 horas e tentou-o vender mas com a condição que teria que ser ele a interpretar Rocky, ideia com a qual os estúdios não concordaram e , em vez disso, ofereçam 350 000 dólares apenas pelo roteiro, dinheiro que Stallone recusou. No fim, um estúdio ofereceu 35 000 dólares pelo roteiro e deixaram o Stallone interpretar Rocky. Destes 35 000 dólares, Stallone gastou 15 000 para conseguir reaver o cão que tinha vendido anteriormente. Stallone acabou por receber as nomeações ao Oscar de melhor actor e melhor roteiro original e Rocky acabou por ganhar o Oscar de melhor filme. A ténue linha que separa Rocky da realidade é um toque de génio de Stallone, o mundo do cinema com certeza recordará para sempre este grande filme.


Ninhos Quentes (título original: "Pelísky") (Eurochannel às 08:00): passado na antiga Checo-Eslováquia, durante a década de 60, "Ninhos Quentes" é uma boa comédia dramática que se centra na vida de duas famílias comuns. Trata-se de um filme bastante descontraído, divertido e nostálgico, que se centra fundamentalmente na adolescência, explorando a ideologia de vários adolescentes, influenciada pela cultura pop rock ocidental, e de como esta é aceite pelos seus pais, um pouco mais tradicionalistas. Para além disso, o filme consegue abordar uma outra séries de problemas familiares e expor de uma forma muito realista a instabilidade sócio-económica do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário