New York, New York (RTP Memória às 00:00): um dos filmes menos adorados do grande realizador Martin Scorsese, que aqui se aventurou num género cinemático fora do seu estilo: um drama musical. Apesar de estar muito longe dos melhores filmes de Scorsese, "New York, New York" é uma óptima biografia fictícia de dois músicos contada com o inigualável estilo de Scorsese, que teve a grande ajuda dos actores Liza Minnelli e Robert De Niro.
Boyhood: Momentos de Uma Vida (Fox Movies às 03:03): épico filme do genial realizador Richard Linklater, que volta a inovar o Cinema através deste filme que demorou 12 anos a ser filmado. O filme é um retrato incrível da infância e da adolescência e conta com as excelentes interpretações de Ellar Coltrane, Patricia Arquette e Ethan Hawke.
Sr. Ninguém (Fox Movies às 17:23): Jaco Van Dormael argumentou e realizou talvez um dos filmes mais filosóficos de sempre: "Sr. Ninguém". É um filme que mistura romance, drama e ficção cientifica, através de uma estranha combinação que faz que este filme seja incrível. Baseado no efeito borboleta, o filme é uma incrível reflexão filosófica sobre como vivemos e como as nossas escolhas mudam o nosso destino. O filme centra-se em especial num jovem rapaz e conta-nos a(s) história(s) da(s) sua(s) vida(a). É um filme bastante complexo à primeira vista, mas perfeito à segunda.
O Golpe: The Drop (Fox Movies às 19:43): mais um bom filme sobre o crime organizado em Brooklyn. O thriller é caracterizado por momentos de suspense espectaculares, alguma violência usada de uma forma muito apropriada para o desenvolvimento da história e por diálogos muito bons, que proporcionaram as grandes interpretações de Tom Hardy e James Gandolfini.
A Febre do Mississípi (TVCine 1 às 03:25 e na TVCine 3 às 20:40): bom filme feito em 2015 e que parece que passou um pouco ao lado de muita gente. Protagonizado de uma forma espectacular por Ben Mendelsohn e por Ryan Reynolds, "A Febre do Mississípi" é um filme sobre o vício compulsivo no jogo. Este tema é retratado de uma forma autêntica e ao mesmo tempo de uma forma muito divertida para o telespectador.
Creed: O Legado do Rocky (TVCine 1 às 06:50): não é preciso ser grande fã do Rocky para gostar deste filme. Pessoalmente eu apenas gostei do primeiro filme da saga, mas "Creed: O Legado do Rocky" consegue estar à altura do original, muito devido ao trabalho conjunto do realizador Ryan Coogler e do roteirista Aaron Covington, que forneceu uma excelente oportunidade a Michael B. Jordan para confirmar o excelente actor que ele é e ainda uma grande performance de Sylvester Stallone num papel um pouco diferente habitual.
The Revenant: o Renascido (TVCine 1 às 09:05): épico filme realizado pelo grande Alejandro G. Iñárritu. Com uma cinematografia incrível, o filme passa-se nos EUA em 1820 e conta a história de um explorador e das suas batalhas contra a natureza e não só. Excelente filme que expõe o tema da colonização de uma forma muito bem conseguida.
O Caso Spotlight (TVCine 1 às 11:40): eleito pela academia como o melhor filme de 2015, "O Caso Spotlight" é um drama jornalístico, bastante moderno, que aborda um tema bastante delicado e basicamente narra um investigação jornalística verídica sobre um caso de abusos sexuais a crianças por parte de padres da igreja católica. "O Caso Spotlight" é um filme chocante sobre uma realidade ainda mais chocante. O realizador Tom McCarthy esteve muito bem em adaptar de uma forma muito inteligente estes acontecimentos ao grande ecrã.
A Rapariga Dinamarquesa (TVCine 1 às 16:05): talvez um dos melhores filmes de 2015. A controversa biografia de Einar Wegener foi incrivelmente adaptada ao cinema pelo grande Tom Hooper, que mais uma vez demonstra que é o mestre dos filmes biográficos. O filme conta com as incríveis interpretações de Eddie Redmayne e Alicia Vikander e ainda com um trabalho de fotografia e cenários completamente estonteantes.
Armadilha Mortal (TVCine 2 às 15:05): complexo e divertido thriller realizado pelo lendário Sidney Lumet e protagonizado pelo grande Michael Caine. Um filme bastante criativo, com poucas personagens, passado sempre no mesmo lugar e com umas reviravoltas muito inteligentes.
O Projecto Blair Witch (TVCine 4 às 20:05): um marco no Cinema, especialmente no género de terror. "O Projecto Blair Witch", que é considerado por muitos um filme de culto, foi marcado por toda uma campanha de marketing extraordinária que envolveu uma polémica discussão acerca da veracidade dos acontecimentos do filme que na verdade não aconteceram. Mas esquecendo isso, o filme apresenta uma realização extraordinária, apresentando momentos de suspense incríveis e um clima intenso e terrorífico imposto essencialmente através daquilo que o telespectador não vê; um golpe de génio por parte da realização.