quarta-feira, 4 de abril de 2018


05/04/18 (Quinta-feira)


Ninfomaníaca - Parte I (CMTV às 02:40): realizado por um dos realizadores mais controversos da actualidade, o dinamarquês Lars von Trier, "Ninfomaníaca - Parte I" é o primeiro episódio de um diário de uma ninfomaníaca. Um filme que, sem pudores nem tabus, mostra aquilo que é actualmente considerado um transtorno psicológico.


Inimigo às Portas (Hollywood às 03:05): a 2ª Guerra Mundial foi sem dúvida um dos acontecimentos mais preponderantes do último século, logo sempre foi um tema bastante apetecível de ser retratado pela industria cinematográfica. Grandes realizadores aliaram a sua cuidada cinematografia a este espectacular tema e realizaram filmes que ficaram para sempre recordados na história do Cinema. Mas também houve muitas outras tentativas de realizar filmes sobre a 2ª Guerra Mundial que simplesmente não conseguiram alcançar o mesmo sucesso. No meio de tantos filmes, há alguns que ficaram um pouco esquecidos e, que apesar de não apresentarem uma cinematografia espectacular, são realmente bons filmes. "Inimigo às Portas" é um desses filmes, que não apresenta uma cinematografia de excelência, mas que retrata de uma forma muito convidativa uma interessante história verídica. O filme conta com dois grandes actores, Jude Law e Ed Harris, que protagonizam um duelo de snipers que se passou durante a batalha de Estalinegrado, onde tropas Russas e Alemãs se enfrentaram.


Reino dos Céus (Fox Movies às 05:10): realizado por Ridley Scott, "Reino dos Céus" é um filme de guerra passado no século XII em Jerusalém. A história do filme centra-se num jovem rapaz cuja esposa se suicidou. No decorrer dos eventos, este viaja juntamente com uma cruzada até Jerusalém na busca de redenção. "Reino dos Céus" não é um filme inovador, no entanto consegue destingir-se da maior parte dos filmes do género pela qualidade técnica apresentada, destacando-se a excelente fotografia, cenários, guarda-roupa e também pela sensação de autenticidade das cenas de combate.


Bolgen - Alerta Tsunami (Fox Movies às 14:45): aí está um filme sobre catástrofes naturais que, apesar de ter vindo da Noruega, faz inveja a muitos filmes do mesmo género feitos em Hollywood. Não se pode dizer que este é um filme "baseado em factos reais", vamos antes dizer que é um filme "inspirado em factos reais", visto que se inspira num caso real de uma pequena povoação norueguesa, chamada de Geirander, que se localiza na montanha de Aksenet. Esta pequena povoação turística vive sob o risco eminente de tsunami devido a uma provável derrocada de uma vertente rochosa para o fiorde (braço do mar que se estende até grandes regiões montanhosas) de Geirander. "Bolgen - Alerta Tsunami" apresenta uma boa realização, que apenas se dá a mostrar mais para a parte final do filme, através de momentos de alta tensão e de espectaculares cenários.


Fragmentado (TVCine 1 às 04:40 e na TVCine 4 às 21:00): mais uma vez o realizador M. Night Shyamalan brinda-nos com um fantástico filme de terror. “Fragmentado” é um thriller terrorífico que se centra em três adolescentes que são raptadas por um indivíduo que sofre de distúrbios de personalidade.


O Primeiro Encontro (TVCine 1 às 15:35): sem dúvida um dos melhore filmes de 2016 e talvez um dos melhores filmes realizados pelo talentoso Dennis Villenueve. "O Primeiro Encontro" é um espectacular filme de ficção científica que se centra na chegada de várias naves extraterrestres. Talvez o filme mais realista de sempre a abordar este tema, um tema já muito cliché do Cinema.


Florence, Uma Diva Fora de Tom (TVCine 3 às 00:10): realizado pelo conceituado Stephen Frears e estrelado por Meryl Streep, Hugh Grant e Simon Helberg, "Forence, Uma Diva Fora de Tom" é um filme biográfico sobre a vida de Florence Foster Jenkins, conhecida como a pior cantora de sempre. A comédia desenrola-se de uma forma muito descontraída e divertida, tecnicamente tudo muito bem feito, prestando assim um tributo a uma figura que fez de tudo para alcançar os seus sonhos.


O Grande Conquistador (TVCine 3 às 06:05): inspirado numa peça de teatro de Woody Allen, "O Grande Conquistador" é uma comédia romântica realizada por Herbert Ross e protagonizado pela sempre fantástica dupla Woody Allen e Diane Keaton. O filme centra-se num crítico de Cinema, fanático pelo filme "Casablanca", que depois de a sua mulher o deixar, começa a tentar novos encontros amorosos.


Perseguindo Amy (AMC às 06:48): aí está uma coisa rara: uma excelente comédia sexual. Ao contrário de muitos filmes deste género, "Perseguindo Amy" não se deixa cair no tradicional entretimento e em vez disso apresenta-nos uma criativa história, sem pudores e recheada de complexos diálogos. Sem dúvida um grande trabalho do realizador e argumentista Kevin Smith, que consegue expor vários temas, tais como orientação sexual, amizade e explorar ainda a complexidade das relações amorosas.


Frio em Julho (AMC às 17:30): filme estrelado por Michael C. Hall (Dexter), que tem sido apontado como um futuro cult movie. Trata-se de um thriller violento, caracterizado por apresentar um ambiente dark e recheado de excelentes momentos de alta tensão, apresentando uma cinematografia de louvar.


Nos Idos de Março (AXN Black às 13:26): mais uma vez George Clooney demonstra os seus dotes como realizador. O drama apresenta um plot não muito cativante sobre politica e aí é que entra a boa realização de Clooney, que consegue manter a história espectacularmente interessante e talvez tenha feito um filme muito próximo da realidade (?).


Moneyball - Jogada de Risco (AXN Black às 22:00): primeiro de tudo vou começar por dizer que não sigo basebol, mas gostei do filme, visto que este aborda vários assuntos presentes em muitos outros desportos colectivos, tais como a relação entre dirigentes, treinador e jogadores. "Moneyball - Jogada de Risco" é um filme biográfico, mas, como alguns recentes filmes biográficos têm vindo a fazer, o filme não apresenta uma sobre-dramatização dos acontecimentos, em vez disso, apresenta-nos um pouco de história, muito bem adaptada ao Cinema, através de uma boa realização de Bennett Miller e das fabulosas interpretações de Brad Pitt, Jonah Hill e de Philip Seymour Hoffman.


Juno (AXN White às 23:10): fantástico drama adolescente realizado pelo grande Jason Reitman, que conta com as excelentes interpretações de Ellen Page e Michael Cera e com um incrível roteiro de Diablo Cody. O filme mistura de forma muito inteligente os géneros de drama, comédia e romance e conta-nos a história de uma gravidez adolescente.


A Surpresa (Cinemundo às 07:25): vindo da Holanda, "A Surpresa" é uma comédia romântica muito original, apresentando um plot muito criativo que aborda várias questões filosóficas que exploram essencialmente o existencialismo. A história do filme centra-se num homem, bastante deprimido devido à morte da sua mãe e não só, que, acidentalmente, descobre uma empresa cujos serviços são uma espécie de auxílio de suicídio. Um excelente filme com muito bom humor e ainda alguma acção, sem dúvida uma bela surpresa.


Adama (Cinemundo às 09:10): vindo de França, "Adama" é um bonito filme de animação centrado num jovem africano que decide abandonar a remota povoação onde ele vive para ir em busca do seu irmão que se alistou para a 1ª Guerra Mundial. Visualmente estonteante, "Adama" é um filme tocante sem nunca deixar de ser um excelente retrato da 1ª Guerra Mundial.


Zazy, Sexy e Sórbida (Eurochannel às 20:50): vindo da Alemanha chega-nos este fabuloso filme que se centra numa jovem costureira que, com a ajuda do seu namorado, tenta fazer de tudo para conquistar o seu sonho: ser apresentadora de televisão. Um drama tecnicamente muito bem feito por Matthias X. Oberg, que o realizou e escreveu, que aborda o tema da ganância do ser-humano, retratando aquilo que as pessoas são capazes de fazer para alcançar os seus objectivos. Sem dúvida um filme surpreendente que surpreende também pela forma que este filme não mereceu a atenção devida quando foi feito, pois, apesar de ter passado pelo festival de Cannes, apenas esteve em exibição nas salas de Cinema alemãs.


Deus Branco (Sundance TV às 06:53): vindo da Hungria chega-nos este fantástico filme dedicado em especial aos que adoram animais e, principalmente, cães. O drama centra-se numa jovem adolescente e no seu cão, que são separados forçosamente pelo seu pai que decide abandonar o cão ao relento. Um pouquinho diferente de outros filmes do género, "Deus Branco" é quase uma satirização da sociedade em que vivemos através de uma peculiar metáfora.


Sem comentários:

Enviar um comentário