domingo, 25 de março de 2018


26/03/18 (Segunda-feira)


Animal Político (RTP 2 às 23:58): vindo do Brasil chega-nos esta pequena obra de arte realizada pelo estreante Tião. "Animal Político" é um filme filosófico que reflecte sobre o existencialismo e sobre a dinâmica da sociedade onde vivemos. O filme é nada mais do que uma obra ligada ao absurdismo e centra-se numa vaca que tenta encontrar a razão de viver.


No Limite do Amanhã (SIC às 00:30): bom filme de ficção científica realizado por Doug Liman e protagonizado por Tom Cruise e Emily Blunt. "No Limite do Amanhã" é um daqueles raros filmes de ficção científica com uma super produção, cujo resultado final é algo bom. O filme desenrola-se com um plot muito simples e em nada inovador: a Terra é invadida por extraterrestres e um soldado encontra-se num loop temporal para combater esta ameaça; mas a execução é muito boa, auxiliada por grandes efeitos especiais e boas interpretações.


Cloud Atlas (Hollywood às 13:05): realizado por Tom Tykwer em conjunto com as irmãs Wachowski, “Cloud Atlas” é um complexo filme cuja narrativa se parte em várias histórias diferentes, passadas no passado, no presente e no futuro. Tecnicamente tudo muito bem feito, “Cloud Atlas” é um filme complicado, que filosofa essencialmente sobre aquilo que é a humanidade.


Efeitos Secundários (Fox Movies às 00:45): bom drama criminal cuja história se centra numa jovem rapariga que sofre de depressão. O roteiro escrito por Scott Z. Burns apresenta uma história complicada, que é decomposta por uma excelente realização de Steven Soderbergh e marcada pela magnífica interpretação de Rooney Mara no papel principal.


Profissão: Duro (Fox Movies às 22:50): um dos filmes que mais me surpreendeu nos últimos tempos, pois não sou grande fã dos grosseiramente chamados "filmes de porrada". Apesar de não ser um filme brilhante - aliás, está muito longe disso -, "Profissão: Duro" é um filme muito bem realizado e com uma boa história. O filme começa logo por ganhar pontos ao apresentar um tema bastante peculiar: a segurança nos estabelecimentos de diversão nocturna. Passado no Missouri, o filme retrata todos aqueles clichés da tradicional vida americana que já muito estamos habituados a ver no Cinema, e por cima disso está colocada uma boa história com boas cenas de acção, um humor surpreendentemente refinado e um excelente Rock'n'Roll! Um filme que certamente irá agradar aos fãs do género e não só.


Homenzinhos (TVCine 1 às 03:35): um dos bons filmes de 2016 que passou completamente ao lado do grande público. "Homenzinhos" é um bom drama que explora o tema da pré-adolescência. Um filme muito realista que expõe como a vida dos adultos pode influenciar negativamente a vida das crianças.


Tudo Bons Rapazes 
(TVCine 2 às 13:20): um dos filmes mais aclamados do realizador Martin Scorsese, "Tudo bons Rapazes" é um filme biográfico centrado em Henry Hill, um dos maiores chefes da máfia que dominou a cena criminal durante a década de 60 e 70 na cidade de Nova Iorque. Com interpretações brilhantes de Robert de Niro, Ray Liotta, Joel Pesci e Lorraine Bracco, "Tudo Bons Rapazes" é um filme que fica marcado pela espectacular realização de Scorsese.


Uma Guerra (TVCine 3 às 18:50): mais um belo exemplo de um moderno filme de guerra que vale a pena ver. Vindo da Dinamarca, "Uma Guerra" é um filme que se divide num belo drama familiar/bélico e num excelente filme de guerra. Escrito e realizado por Tobias Lindholm, "Uma Guerra" é um filme sobre a guerra do Afeganistão, que aborda um delicado caso de um crime de guerra.


Nem Respires (TVCine 4 às 07:20): aí está mais um thriller terrorífico de grande qualidade. Apresentando uma boa realização de Fede Alvarez, "Nem Respires" é um filme emotivo, com grandes cenas de suspense e alta tensão que com certeza o prenderá ao ecrã.


Só Deus Perdoa (TVCine 4 às 08:55): realizado pelo fantástico Nicolas Winding Refn e protagonizado por Ryan Gosling, “Só Deus Perdoa” é intrigante drama criminal, passado em Banguecoque, que não impressionou a crítica nem o público em geral, no entanto apresentou-se num bom circuito de festivais internacionais de Cinema. “Só Deus Perdoa” é um filme difícil e desafiador, que tem a sua principal arma a espectacular cinematografia.


Quatro Casamentos e Um Funeral (AMC às 11:29): realizado por Mike Newell, com argumento original de Richard Curtis e protagonizado por Hugh Grant e Andie MacDowell, "Quatro Casamentos e Um Funeral" é uma comédia romântica centrada num homem, solteiro, que conhece uma mulher pela qual se apaixona perdidamente. Sem ser um filme genial, aliás, está muito longe disso, "Quatro Casamentos e Um Funeral" têm os seus bons momentos de humor, inserindo de uma forma mais ou menos bem conseguida uma discussão em volta das seguintes perguntas: quando devemos casar? O casamento é assim tão importante?


Forrest Gump (AXN às 07:00): estrelado pelo incontornável Tom Hanks e dirigido por Robert Zemeckis, este filme narra a história inspiradora da vida de Forrest, um jovem rapaz que, apesar de não ser muito inteligente, consegue alcançar a felicidade de uma forma única. Uma história inspiradora contada através de uma combinação perfeita de drama, comédia, romance e até cenas de guerra.


A Queda de Wall Street (AXN às 15:18): com um elenco de luxo com nomes como Ryan Gosling, Christian Bale, Steve Carell, Melissa Leo, Brad Pitt e Marisa Tomei, “A Queda de Wall Street” é um criativo filme biográfico sobre quatro homens que previram o colapso global da economia dos EUA dois anos antes desta acontecer.


Vista Pela Última Vez... (AXN Black às 00:23 e às 17:22): a primeira longa metragem realizada por Ben Affleck, que tem logo a oportunidade de trabalhar com um elenco de luxo: Morgan Freeman, Ed Harris, Casey Affleck, etc. "Vista Pela Última Vez..." é um excelente filme de mistério sobre o desaparecimento de uma criança.


Cisne Negro (Fox Life às 00:21): na nossa opinião esta é a masterpiece do grande Darren Aronofsky que pega num peculiar tema, o ballet, e realiza um incrível thriller psicológico. A interpretação de Natalie Portman é talvez a melhor da sua carreira e dá vida ao filme com as suas espectaculares cenas de dança - é de realçar que, segundo Aronofsky, Portman fez 80% das cenas de dança. O filme retrata o lado negro do ballet de uma forma impressionante através de um ritmo alucinante que promete deixar o telespectador de boca aberta. Para além disso, o carácter da personagem principal é explorado ao máximo transformando o filme numa referência no género cinemático thriller psicosexual. 


World Trade Center (AXN White às 23:10): realizado por Oliver Stone e com Nicolas Cage, Maria Bello, Michael Peña, Maggie Gyllenhaal e Michael Shannon no elenco, "World Trade Center" é um filme baseado em factos reais que se centra em dois polícias que ficaram presos nos escombros das torres gémeas. Sem ser uma grande obra cinematográfica, "World Trade Center" é um filme que vale a pena ver. 


Cubo (Cinemundo às 01:15): um excelente filme de ficção científica passado sempre na mesma localização. O plot do filme é muito simples: seis estranhos acordam num labirinto formado por cubos e repleto de armadilhas mortais. Um filme simples mas ao mesmo tempo muito complexo, devido ao desenvolvimento das personalidades das personagens.


Distrito 9 (Cinemundo às 02:55): incrível filme de ficção cientifica com uma sátira sócio económica muito criativa. O filme não se passa nos EUA como é habitual, em vez disso passa-se na África do Sul, país do realizador Blombkamp, e tenta fazer uma incrível analogia entre a realidade vivida no país e uma invasão alienígena. 


Deus Branco (Sundance TV às 02:13): vindo da Hungria chega-nos este fantástico filme dedicado em especial aos que adoram animais e, principalmente, cães. O drama centra-se numa jovem adolescente e no seu cão, que são separados forçosamente pelo seu pai que decide abandonar o cão ao relento. Um pouquinho diferente de outros filmes do género, "Deus Branco" é quase uma satirização da sociedade em que vivemos através de uma peculiar metáfora.


Oslo, 31 de Agosto (Sundance TV às 20:52): vindo directamente da Noruega e realizado pelo talentoso Joachim Trier, "Oslo, 31 de Agosto" é um retrato íntimo de um dia de um jovem tóxico-dependente em recuperação, em que este se tenta re-inserir na sociedade. Um filme realista e com uma cinematografia muito cuidada, "Oslo, 31 de Agosto" é uma espécie rara de thriller dramático.


Sem comentários:

Enviar um comentário