sexta-feira, 23 de março de 2018


24/03/18 (Sábado)


Vale Abraão (RTP 2 às 23:35): filme português dirigido pelo já falecido Manoel de Oliveira. A fotografia, diálogos poéticos e cenários deslumbrantes são os principais atributos deste filme, que nos fala sobre a vida de uma enigmática e deslumbrante mulher de seu nome Ema. Para além da complexidade da mulher, este filme é filosófico, apresentando diálogos bastante pesados. Um retrato da sociedade da altura e dos tabus que existiam.

                       

Apocalypto (Fox Movies às 00:45): realizado por Mel Gibson, "Apocalypto" é um ambicioso filme que nos leva para o coração da selva sul-americana habitada por um conjunto de tribos que vão sendo dizimadas pelo grande império Maia. O filme foi escrito pelo próprio Mel Gibson num trabalho conjunto com Farhad Safinia e, apesar do roteiro não ser excelente, Mel Gibson compensou com uma boa realização. Em suma, "Apocalypto" é um bom filme de aventura e acção que poderia ter sido algo mais, mas que mesmo assim consegue facilmente cumprir a sua missão: manter o telespectador entretido até ao fim.


A Vida de Pi (Fox Movies ás 23:05): incrível filme que mistura drama, fantasia e aventura. "A Vida de Pi" deve muito do seu sucesso à fantástica história e aos efeitos especiais incríveis que tornam a visualização do filme algo inesquecível. "A Vida de Pi" conta a fantástica história de vida de um jovem indiano, centrando-se principalmente na sua adolescência e num acidente marítimo.


Homenzinhos (TVCine 1 às 11:20): um dos bons filmes de 2016 que passou completamente ao lado do grande público. "Homenzinhos" é um bom drama que explora o tema da pré-adolescência. Um filme muito realista que expõe como a vida dos adultos pode influenciar negativamente a vida das crianças.


Cuidar dos Vivos (TVCine 2 às 11:10): brutal filme que não mereceu a devida atenção por parte do público. Vindo de França, “Cuidar dos Vivos” é um fantástico drama sobre um tema muito delicado: a doação de órgãos; sendo que este tema é abordado com um realismo autêntico.


Hachiko - Amigo para Sempre (TVCine 3 às 10:45): realizado por Lasse Hallström e protagonizado por Richard Gere, "Hachiko - Amigo para Sempre" é um formidável remake dum filme japonês baseado numa história real sobre um cão que nunca abandonou o seu dono.



Filomena
 (TVCine 3 às 20:50): sofisticada comédia realizada pelo grande Stephen Frears. A história está inteligentemente bem adaptada ao cinema e, apesar de abordar um tema bastante delicado e ser baseado em factos reais, o filme é bastante atractivo, recheado de cenas de comédia muito realistas, que foram excelentemente executadas por um dos mais notáveis duos do Cinema dos últimos tempos tempos: Judi Dench e Steve Coogan.


Sing Street (TVCine 3 às 22:30): um dos grandes filmes de 2016 que infelizmente acabou por não receber tanta atenção como merecia. O realizador John Carrey, famoso pelos seus excelentes dramas musicais, leva-nos até Dublin durante a década de 80, época em que as bandas de pop rock estavam no seu apogeu. A história centra-se num jovem adolescente que tem como sonho conquistar uma misteriosa rapariga e não só. Uma excelente comédia adolescente, com estilo muito diferente de outros filmes do mesmo género e que conta com uma excelente trilha sonora.


Quatro Casamentos e Um Funeral (AMC às 22:10): realizado por Mike Newell, com argumento original de Richard Curtis e protagonizado por Hugh Grant e Andie MacDowell, "Quatro Casamentos e Um Funeral" é uma comédia romântica centrada num homem, solteiro, que conhece uma mulher pela qual se apaixona perdidamente. Sem ser um filme genial, aliás, está muito longe disso, "Quatro Casamentos e Um Funeral" têm os seus bons momentos de humor, inserindo de uma forma mais ou menos bem conseguida uma discussão em volta das seguintes perguntas: quando devemos casar? O casamento é assim tão importante?


O Justiceiro da Noite (Cinemundo às 05:15): protagonizado por Charles Bronson, "O Justiceiro da Noite" é um autêntico clássico da década de 70. O drama criminal centra-se num arquitecto que, depois da sua mulher e filha serem atacadas por um bando de delinquentes, começa uma batalha pessoal contra a criminalidade em NY. Um filme muito tecnicamente muito bom e muito perspicaz. 


Ninhos Quentes (título original: "Pelísky") (Eurochannel às 00:00 e às 08:00): passado na antiga Checo-Eslováquia, durante a década de 60, "Ninhos Quentes" é uma boa comédia dramática que se centra na vida de duas famílias comuns. Trata-se de um filme bastante descontraído, divertido e nostálgico, que se centra fundamentalmente na adolescência, explorando a ideologia de vários adolescentes, influenciada pela cultura pop rock ocidental, e de como esta é aceite pelos seus pais, um pouco mais tradicionalistas. Para além disso, o filme consegue abordar uma outra séries de problemas familiares e expor de uma forma muito realista a instabilidade sócio-económica do país.


Deus Branco 
(Sundance TV às 18:17): vindo da Hungria chega-nos este fantástico filme dedicado em especial aos que adoram animais e, principalmente, cães. O drama centra-se numa jovem adolescente e no seu cão, que são separados forçosamente pelo seu pai que decide abandonar o cão ao relento. Um pouquinho diferente de outros filmes do género, "Deus Branco" é quase uma satirização da sociedade em que vivemos através de uma peculiar metáfora.


Sem comentários:

Enviar um comentário