terça-feira, 20 de março de 2018


21/03/18 (Quarta-feira)


O Diário da Nossa Paixão (Hollywood às 06:00): talvez um dos melhore romances deste século. Realizado por Nick Cassavetes e protagonizado por Rachel McAdams e Ryan Cosling, "O Diário da Nossa Paixão" é um filme obrigatório para quem gosta de romances. O filme centra-se na relação romântica entre dois jovens de classes sociais diferentes. Um filme que, apesar de todos os seus clichés, vale mesmo a pena ver.


Amigos Improváveis (Hollywood às 12:05): vindo directamente de França, chega-nos esta tocante comédia que rapidamente se tornou num autêntico clássico devido à calorosa recepção por parte do público. "Amigos Improváveis" é um filme, baseado em factos reais, que aborda o tema da amizade através de uma amizade muito improvável entre quadriplégico e um jovem rapaz, cujas classes sociais são muito distintas. Uma história inspiradora que nos mostra que amizade não tem barreiras, sejam elas impostas por motivos sócio-económicos, raciais ou de idade.


Gran Torino (Hollywood às 14:00): mais um bom filme realizado e interpretado pelo lendário Clint Eastwood, que nos apresenta o desenvolvimento de uma peculiar e inesperada amizade. O script de Nick Schenk é incrível o que contribui imenso para uma das melhores interpretações de sempre de Clint Eastwood.


Olhos Grandes (Hollywood às 21:30): Tim Burton demonstra com este filme um grande à vontade em realizar bons filmes para além do género fantasioso. "Olhos Grandes" é talvez um dos melhores filmes feministas que tenho visto. Um belo filme sobre arte que conta com as boas interpretações de Amy Adams e Christoph Waltz, que dão vida à história da pintora Margaret Keane e do seu marido Walter Keane.


Apocalypto (Fox Movies às 02:35): realizado por Mel Gibson, "Apocalypto" é um ambicioso filme que nos leva para o coração da selva sul-americana habitada por um conjunto de tribos que vão sendo dizimadas pelo grande império Maia. O filme foi escrito pelo próprio Mel Gibson num trabalho conjunto com Farhad Safinia e, apesar do roteiro não ser excelente, Mel Gibson compensou com uma boa realização. Em suma, "Apocalypto" é um bom filme de aventura e acção que poderia ter sido algo mais, mas que mesmo assim consegue facilmente cumprir a sua missão: manter o telespectador entretido até ao fim.


[Rec] 2 (Fox Movies às 04:40): apesar de não ser tão espectacular como o primeiro filme, [Rec] 2 é na mesma um filme de terror muito bom. Tal como primeiro filme, o estilo de filmagem é em primeira pessoa e passa-se no mesmo local. A história ganha contornos um bocado diferentes, mas mesmo assim muito bem conseguida para o tema em questão.


Esquecido (Fox Movies às 10:20): bom filme de ficção científica futurista, com muita acção e passado num cenário pós-apocalíptico. A tudo isto acrescenta-se uma história interessante e tem-se um bom filme. E foi mesmo isso o que fez o realizador Joseph Kosinski que, com a ajuda de Karl Gajdusek e Michael Arndt, adaptou a sua banda desenhada ao cinema e faz um bom filme. Com Tom Cruise como protagonista, a história do filme começa-se por desenrolar lentamente, mas é compensada com bons momentos de tensão, já mais para o final, o inteligente script dá-se a conhecer e demonstra que este não é apenas mais um filme banal de ficção científica.


Bolgen - Alerta Tsunami (Fox Movies às 17:20): aí está um filme sobre catástrofes naturais que, apesar de ter vindo da Noruega, faz inveja a muitos filmes do mesmo género feitos em Hollywood. Não se pode dizer que este é um filme "baseado em factos reais", vamos antes dizer que é um filme "inspirado em factos reais", visto que se inspira num caso real de uma pequena povoação norueguesa, chamada de Geirander, que se localiza na montanha de Aksenet. Esta pequena povoação turística vive sob o risco eminente de tsunami devido a uma provável derrocada de uma vertente rochosa para o fiorde (braço do mar que se estende até grandes regiões montanhosas) de Geirander. "Bolgen - Alerta Tsunami" apresenta uma boa realização, que apenas se dá a mostrar mais para a parte final do filme, através de momentos de alta tensão e de espectaculares cenários.


A.I. Inteligência Artificial (Fox Movies às 19:00): quando se pensa em filmes de ficção cientifica é impossível não mencionar este filme. Realizado pelo grande Steven Spielberg e estrelado por Haley Joel Osment, este é um filme ideal para toda a família, capaz de encantar os mais adultos e entreter os mais novos.


A Rapariga no Comboio (TVCine 1 às 15:55): protagonizado por Emely Blunt, "A Rapariga no Comboio" é um bom thriller criminal, recheado de mistério, centrado no estranho desaparecimento de uma jovem rapariga.


Milagre no Rio Hudson (TVCine 1 às 19:50): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. Realizado por Clint Eastwood e protagonizado por Tom Hanks, "Milagre no Rio Hudson" é um filme biográfico que retrata a aterragem de um avião, carregado de passageiros, em pleno rio Hudson. O roteiro deste filme é fantástico, a história não se limita a abordar apenas a aterragem em si e é feito um retrato daquilo que se passa a nível de backstage no mundo da aviação. Sem dúvida um óptimo filme.


Expiação (TVCine 3 às 08:55): épico filme sobre a Segunda Guerra Mundial marcado por uma incrível realização por parte de Joe Wright. O filme conta-nos uma complexa história romântica passada durante a 2ª Guerra Mundial.


A Vida é Bela (AMC às 10:24): incrível filme realizado e interpretado pelo italiano Roberto Benigni que nos leva até Itália durante a 2ª Guerra Mundial e conta-nos uma história muito diferente do bem conhecido holocausto. Implementando os géneros de comédia, drama e romance num ambiente hostil de guerra, Benigni cria um dos mais belos filmes já feitos sobre a 2ª Guerra Mundial.


Homens de Coragem (AXN às 00:56, 07:11 e às 15:16): um bom filme de guerra, bastante subvalorizado, que se centra numa equipa de forças especiais da marinha dos EUA que é destacada para uma missão com o objectivo de desmontar uma rede terrorista espalhada por vários pontos do globo. Devido a um bom trabalho de câmara, o filme é recheado de excelentes cenas de acção embutidas numa boa história.


O Livro de Eli (AXN Black às 22:00): protagonizado por Denzel Washington, "O Livro de Eli" é um bom filme de ficção científica passado num futuro pós-apocalíptico. O filme tenta fazer uma ambiciosa reflexão sobre a religião e fé numa situação de caos extremo. Apesar dessa reflexão não ser realizada de uma forma formidável, o filme apresenta-se muito bem feito, realçando-se o trabalho de fotografia, de câmara e os excelentes cenários.


10 Cloverfield Lane (AXN Black às 23:52): um dos melhores filmes de 2016 que promete agradar os fãs de thrillers terroríficos. "10 Cloverfield Lane" é a sequela do espectacular "Nome de Código: Cloverfield", mas para quem não viu o primeiro filme recomendamos a que não o faça e nem pesquise sobre ele, veja primeiro a sequela e depois o original, pois os filmes não têm ligação na história. Apesar de não ser tão espectacular como o primeiro filme, "10 Cloverfield Lane" é um filme completamente diferente, recheado de excelentes cenas de alta tensão e muito mistério.


O Clã (Cinemundo às 23:00): passado durante a década de 80 na Argentina, “O Clã” é um filme biográfico centrado nas acções criminosas do clan Puccio, grupo criminoso que ficou conhecido por raptar várias pessoas. Um filme que dá uma nova lufada de ar fresco ao género.


O Peixe Lua (título original: "Klumpfisken") (Eurochannel às 13:00): vindo da Dinamarca, "O Peixe Lua" é um drama realista que se centra num pescador que passa por grandes dificuldades financeiras. Centrando-se nesta problemática comum a muitos países da Europa, incluindo Portugal, o filme consegue fazer um belo retrato dos efeitos da crise financeira.


Zazy, Sexy e Sórbida (Eurochannel às 21:00): vindo da Alemanha chega-nos este fabuloso filme que se centra numa jovem costureira que, com a ajuda do seu namorado, tenta fazer de tudo para conquistar o seu sonho: ser apresentadora de televisão. Um drama tecnicamente muito bem feito por Matthias X. Oberg, que o realizou e escreveu, que aborda o tema da ganância do ser-humano, retratando aquilo que as pessoas são capazes de fazer para alcançar os seus objectivos. Sem dúvida um filme surpreendente que surpreende também pela forma que este filme não mereceu a atenção devida quando foi feito, pois, apesar de ter passado pelo festival de Cannes, apenas esteve em exibição nas salas de Cinema alemãs.


Sem comentários:

Enviar um comentário