terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

07/02/18 (Quarta-feira)


Amigos Improváveis (Hollywood às 14:05): vindo directamente de França, chega-nos esta tocante comédia que rapidamente se tornou num autêntico clássico devido à calorosa recepção por parte do público. "Amigos Improváveis" é um filme, baseado em factos reais, que aborda o tema da amizade através de uma amizade muito improvável entre quadriplégico e um jovem rapaz, cujas classes sociais são muito distintas. Uma história inspiradora que nos mostra que amizade não tem barreiras, sejam elas impostas por motivos sócio-económicos, raciais ou de idade.


Todos Querem o Mesmo (TVCine 1 às 07:15 e na TVCine 3 às 22:30): filme escrito e realizado pelo grande Richard Linklater, que desta vez nos leva até aos anos 80. "Todos Querem o Mesmo" é uma excelente comédia juvenil, inserida num meio universitário, e que explora a liberdade que os jovens têm nesta fase da vida. Apesar de não apresentar nada de novo, tudo o que é retratado pelo filme é muito bem feito e o tema é muito bem explorado por Richard Linklater. 


21 Gramas (TVCine 2 às 12:45): com um fantástico roteiro de Guillermo Arriaga, uma excelente realização de Alejandro González Añarrítu e um elenco com Sean Penn, Benicio Del Toro e Naomi Watts, "21 Gramas" é um thriller dramático/criminal centrado em três personagens diferentes, cuja vidas se acabam por cruzar devido a um acidente de viação. Um filme pesado e complexo que aborda uma série de questões morais.


Hedwig - A Origem do Amor (TVCine 3 às 15:45): um dos filmes mais criativos que vi nos últimos tempos, "Hedwig - A Origem do Amor" é um filme que se desdobra nos estilos de comédia e musical e conta a história de um jovem transexual e da sua carreira no mundo do Rock'n'Roll. A narrativa do filme é de uma criatividade formidável e desenrola-se através das formidáveis músicas da banda fictícia 'Hedwig and the Angry Inch', que vão contando a história de vida de Hedwig, a vocalista, desde da sua infância, passada no lado Este do muro de Berlim, até aos seus concertos nos EUA.


Loucamente (TVCine 3 às 18:50): vindo de Itália e realizado pelo fantástico Paolo Virzi, "Loucamente" é uma interessante comédia dramática, centrada numa mulher de meia idade que é internada numa instituição psiquiátrica. O filme é marcado pelas excelentes interpretações de Valeria Bruni Tedeschi e de Micaela Ramazzotti. Um filme que passou um pouco ao lado do grande público, mas que para nós foi um dos bons filmes feitos em 2016.


Encalhado no Amor (Fox Life às 15:28): apesar do título indica mais um daqueles tradicionais romances, "Encalhado no Amor" não se encaixa nessa categoria, sendo antes um drama delicado e realista que se desdobra em vários temas, tais como a família, as relações amorosas e a adolescência. O jovem realizador Josh Boone parece ter um talento especial para abordar estes temas. A história do filme centra-se num famoso escritor divorciado e nos seus dois filhos, uma jovem universitária e um adolescente, também eles escritores.


Antes do Amanhecer (AXN White às 23:10): o primeiro filme da trilogia criada pelo realizador Richard Linklater. "Antes do Amanhecer" é um espectacular romance filosófico, protagonizado por Ethan Hawke e Julie Delpy, passado em apenas numa noite recheada de profundos diálogos.


Cometa (Cinemundo às 19:40): o único filme realizado por Sam Esmail (criador da série Mr. Robot). Protagonizado por Justin Long e Emmy Rossum, "Cometa" é um inteligente romance/comédia/drama que faz uso da narrativa não linear. Apesar de já existirem filmes do mesmo género com o uso desta técnica, "Cometa" é sem dúvida um dos mais realistas que assisti e evidencia-se pelos extravagantes efeitos especiais. O filme é uma verdadeira odisseia no relacionamento de um jovem casal, principalmente pelo ponto de vista do personagem principal. Um filme bastante complexo, assim como é a realidade em que vivemos.


Modris (Eurochannel às 00:15 e às 08:15): vindo directamente da Letónia, "Modris" é um bom drama centrado num jovem problemático que vive apenas com a mãe. O filme começa por se mostrar muito lentamente, mas o realizador e argumentista Juris Kursietis apresenta um trabalho técnico muito bom que ajuda com que o filme se torne cada vez mais profundo.



Oslo, 31 de Agosto (Sundance TV às 06:57): vindo directamente da Noruega e realizado pelo talentoso Joachim Trier, "Oslo, 31 de Agosto" é um retrato íntimo de um dia de um jovem tóxico-dependente em recuperação, em que este se tenta re-inserir na sociedade. Um filme realista e com uma cinematografia muito cuidada, "Oslo, 31 de Agosto" é uma espécie rara de thriller dramático.

Sem comentários:

Enviar um comentário