quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

05/01/18 (Sexta-feira)


A Lei do Mercado (RTP 2 às 23:08): França volta-nos a brindar com um excelente drama moderno que tenta adaptar ao cinema a realidade económica vivida em alguns países do sul da Europa. O filme conta a história de um homem de meia idade (incrivelmente bem interpretado por Vincent Lindon) que tenta arranjar um emprego para sustentar a sua família. Muito bem realizado por Stéphane Brize, "A Lei do Mercado" relaciona inteligentemente as conexões humanas com as profissionais.


Ninfomaníaca - Parte I (CMTV às 02:30): realizado por um dos realizadores mais controversos da actualidade, o dinamarquês Lars von Trier, "Ninfomaníaca - Parte I" é o primeiro episódio de um diário de uma ninfomaníaca. Um filme que, sem pudores nem tabus, mostra aquilo que é actualmente considerado um transtorno psicológico.


Um Azar do Caraças (Hollywood às 02:50): Judd Apatow realiza mais uma boa comédia. O filme retrata o tema da natalidade na juventude, não estamos a falar de gravidez adolescente, mas antes numa gravidez completamente inesperada e não planeada. Um filme que promete despertar umas boas gargalhadas, mas sem nunca esquecer o lado mais sério do tema, que é abordado de uma forma muito inteligente.


Assalto e Intromissão (Hollywood às 06:45): realizado por Anthony Minghella, "Assalto e Intromissão" é um interessante drama criminal, passado em Londres, que se centra num arquitecto que vê o seu atelier ser assaltado várias vezes. O filme explora como este acontecimento expõe as fragilidades do seu relacionamento com a sua companheira. Um filme que tenta abordar muitos outros temas para além do casamento, todos eles muito delicados, tais como relacionar a delinquência com a imigração.


127 Horas (Fox Movies às 10:14): na nossa opinião este é o melhor filme do grande realizador Danny Boyle. O filme é baseado na história real do montanhista Aron Ralston, que sofreu um acidente de escalada num canyon algures no Utah. O filme basicamente só tem uma personagem, incrivelmente bem interpretado por James Franco, e passa-se sempre na mesma localização. Fazer um filme incrível, através deste complicado plot, só está à altura dos melhores, e é aí que entra a mestria de Danny Boyle e Simon Beaufoy, que fazem deste filme algo simplesmente maravilhoso.


Apocalypto (Fox às 23:07): realizado por Mel Gibson, "Apocalypto" é um ambicioso filme que nos leva para o coração da selva sul-americana habitada por um conjunto de tribos que vão sendo dizimadas pelo grande império Maia. O filme foi escrito pelo próprio Mel Gibson num trabalho conjunto com Farhad Safinia e, apesar do roteiro não ser excelente, Mel Gibson compensou com uma boa realização. Em suma, "Apocalypto" é um bom filme de aventura e acção que poderia ter sido algo mais, mas que mesmo assim consegue facilmente cumprir a sua missão: manter o telespectador entretido até ao fim.


50/50 (AXN White às 11:22, às 15:15 e às 18:23): interessante comédia dramática cuja história se centra num jovem de 27 anos que é diagnosticado com um raro cancro. Apesar de não ser um dos melhores filmes já feitos sobre este tema, "50/50" é um filme com uma visão muito realista do tema, mas ao mesmo tempo muito descontraída. As interpretações de Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen, Anna Kendrick e Anjelica Huston são muito boas e o mesmo se pode dizer do trabalho do realizador Jonathan Levine e do roteirista e produtor Will Reiser.


Shining (Cinemundo às 01:55): sem dúvida um dos melhores filmes de terror de sempre. Realizado pelo lendário Stanley Kubrick e protagonizado pelo grande Jack Nicholson, que faz neste filme talvez a sua melhor interpretação da carreira, "Shining" é um marco no género de terror, muito devido ao grande roteiro e à meticulosidade de Kubrick.


Oslo, 31 de Agosto (Sundance TV às 07:55): vindo directamente da Noruega e realizado pelo talentoso Joachim Trier, "Oslo, 31 de Agosto" é um retrato íntimo de um dia de um jovem tóxico-dependente em recuperação, em que este se tenta re-inserir na sociedade. Um filme realista e com uma cinematografia muito cuidada, "Oslo, 31 de Agosto" é uma espécie rara de thriller dramático.


Sem comentários:

Enviar um comentário