O Wrestler (Hollywood às 02:15): mais um bom filme realizado pelo grande Darren Aronofsky, que mais uma vez nos apresenta um tema bastante peculiar, desta vez o wrestling. O filme conta-nos a história de um lutador de wrestling dentro e fora da arena. O drama apresenta uma cinematografia muito boa e retrata o tema de uma forma incrível.
O Caso Spotlight (TVCine 1 às 06:10): eleito pela academia como o melhor filme de 2015, eu pessoalmente não estou de acordo, mas mesmo assim acho que "O Caso Spotlight" é um bom filme e merece ser aqui referenciado. O filme é um drama jornalístico, bastante moderno, que aborda um tema bastante delicado e basicamente narra um investigação jornalística verídica sobre um caso de abusos sexuais a crianças por parte da igreja católica. "O Caso Spotlight" é um filme chocante sobre uma realidade ainda mais chocante. O realizador Tom McCarthy esteve muito bem em adaptar de uma forma muito inteligente e subtil estes acontecimentos ao grande ecrã.
Bolgen - Alerta Tsunami (TVCine 2 às 07:55): aí está um filme sobre catástrofes naturais que, apesar de ter vindo da Noruega, faz inveja a muitos filmes do mesmo género feitos em Hollywood. Não se pode dizer que este é um filme "baseado em factos reais", vamos antes dizer que é um filme "inspirado em factos reais", visto que se baseia num caso real de uma pequena povoação norueguesa, chamada de Geirander, que se localiza na montanha de Aksenet. Esta pequena povoação turística vive sob o risco eminente de tsunami devido a uma provável derrocada de uma vertente rochosa para o fiorde (braço do mar que se estende até grandes regiões montanhosas) de Geirander. "Bolgen - Alerta Tsunami" apresenta uma boa realização, que apenas se dá a mostrar mais para a parte final do filme, através de momentos de alta tensão e de espectaculares cenários.
Escândalo na TV (TVCine 3 às 18:10): um autêntico clássico intemporal realizado pelo grande Sidney Lumet. "Escândalo na TV" é uma comédia negra que efectua uma autêntica satirização da indústria televisiva que, infelizmente, com o avançar dos anos, parece que se aproxima cada vez mais da realidade. Este excelente filme permitiu a Peter Finch, Faye Dunaway e William Holden, ganhassem os únicos Oscares das suas carreiras.
A Noitada (título original: The Overnight) (TVCine 3 às 22:20): inteligente comédia que nos fala sobre o casamento, dedicado especialmente à malta mais jovem uma vez que o filme retrata a fase mais inicial do casamento e da primeira experiência parental. Mas este filme é tudo menos aquilo que esperamos. Um filme com um ritmo incrível e sem limites, abordando fortemente a sexualidade, passado em apenas uma noite e basicamente com apenas 4 personagens.
Armadilha Mortal (TVCine 3 às 23:55): complexo e divertido thriller realizado pelo lendário Sidney Lumet e protagonizado pelo grande Michael Caine. Um filme bastante criativo, com poucas personagens, passado sempre no mesmo lugar e com umas reviravoltas muito inteligentes.
The Neon Demon - O Demónio de Néon (TVCine 4 às 04:30 e às 23:00): fantástico filme, sem dúvida um dos melhores de 2016; talvez o melhor filme do provocativo realizador Nicolas Winding Refn, isto dito por alguém que não é um fã afinco das suas obras. Finalmente Nicolas Winding Refn aplica a sua genialidade cinematográfica em algo novo ou raramente visto no Cinema, trazendo-nos um tema bastante peculiar: a moda; tal como a cinematografia de Nicolas Winding Refn, a moda é a beleza no seu expoente aplicada pela a artificialidade de umas mentes iluminadas e é um pouco isto que o filme aborda, a subjectiva noção de beleza. Não sendo um filme exageradamente profundo, "The Neon Demon - O Demónio de Néon" é um espectacular thriller psicotrópico rotulado como um filme de terror, e muito bem, pois talvez seja o melhor filme do género dos últimos anos.
Proof - Entre o Génio e a Loucura (AMC às 19:44): filme que explora a sanidade de uma família ligada à matemática. O realizador John Madden está muito bem em tornar interessante um drama sobre matemática, mas para tal, ajudou e muito as boas interpretações de Hope Davis e Gwyneth Paltrow. O drama fala sobre relações familiares, especialmente entre pai-filha-irmã, e também sobre relações amorosas.
Frio em Julho (AMC às 22:53): filme estrelado por Michael C. Hall (Dexter), este filme tem sido apontado como um futuro cult movie. Trata-se de um thriller caracterizado por apresentar um ambiente dark e recheado de excelentes momentos de alta tensão, apresentando uma cinematografia de louvar.
Homens de Negócios (AXN às 18:29): interessante drama cuja história se centra na vida de vários empregados de uma grande companhia que passa por um processo de redução de pessoal. Um filme triste e até deprimente, que aborda uma realidade muito comum, não só nos EUA durante o início desta década, mas também na actualidade dos países do Sul da Europa. Tecnicamente o filme apresenta um grande trabalho de realização e principalmente de roteiro original por parte de John Well, que foi preenchido também por grandes interpretações.
Predestinado (AXN Black às 23:53): talvez um dos melhores e mais inteligentes filmes de ficção cientifica dos últimos tempos. O filme é sobre viagens no tempo, um tema já bastante batido na história do cinema, mas aqui apresentado através de uma narrativa extraordinária e de uma história muito complexa que fazem do "Predestinado" um excelente thriller. O filme conta com as excelentes interpretações de Ethan Hawke e Sarah Snook.
Aqui e Agora (Fox Life às 00:46 e às 18:02): fantástico drama adolescente realizado por James Ponsoldt e muito bem protagonizado pelos jovens Miles Telle e Shailene Woodley. O drama centra-se num romance entre dois adolescentes que estão a terminar o secundário, sendo que esta complicada fase da vida é excelentemente exposta neste drama. Não esperem um vulgar romance adolescente, "Aqui e Agora" é um complexo drama que se apresenta de uma forma muito descontraída, mas que se vai tornando mais profundo com a aproximação do final.
Vida Interrompida (AXN White às 22:00): bom drama biográfico, passado na década de 60, que nos leva até a um hospital psiquiátrico feminino. Aí desenrola-se toda uma história centrada numa grande variedade de problemas psicosociais e principalmente na depressão. O filme também nos mostra um pouco do lado negro das instituições psiquiátricas desta época, destacando-se de filmes do mesmo género por ser baseado em factos reais. As grandes interpretações de Winona Ryder e principalmente de Angelina Jolie não podem deixar de ser referenciadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário