domingo, 22 de janeiro de 2017

23/01/17 (Segunda-feira)


Hustle & Flow (Hollywood às 09:50): um filme especial para os fãs do estilo musical rap. O filme é uma biografia fictícia, mas que se deve aproximar a muitas histórias de vida de artistas neste ramo, que nos apresenta um individuo - incrivelmente bem interpretado por Terrence Howard - que vive no mundo criminal situado em Memphis e tudo o que deseja é dedicar-se ao mundo do rap.


As Serviçais (Hollywood às 11:45): um filme sobre a luta pelos direitos civis por parte da população negra nos EUA durante os anos 60 um pouco diferente do habitual. "As Serviçais" foge aos clichés dos filmes do género que sistematicamente procuram chocar o telespectador através de cenas de escravidão violenta, em vez disso, o filme apresenta um drama muito bem construído e  ainda uma outra faceta um pouco mais humorística. 


Lembra-te de Mim (Hollywood às 14:10): fantástico filme que foi um pouco atroçoado pela crítica, tendo sido acusado de ser excessivamente dramático e de usar um contexto histórico para dar visibilidade ao filme. Na minha opinião este é um filme incrível e um dos meus romances preferidos. "Lembra-te de Mim" retrata a filosofia de vida de um peculiar jovem universitário. O filme é multifacetado, falando de vários temas: vida académica, relações amorosas e familiares.


Filomena (Fox Movies às 08:28): sofisticada comédia realizada pelo grande Stephen Frears. A história está inteligentemente bem adaptada ao cinema e, apesar de abordar um tema bastante delicado e ser baseado em factos reais, o filme é bastante atractivo com cenas de comédia muito realistas, que foram excelentemente executadas por um dos mais notáveis duos do cinema dos últimos tempos tempos: Judi Dench e Steve Coogan.


A Noitada (titulo original: The Overnight) (TVCine 1 às 04:45): inteligente comédia que nos fala sobre o casamento, dedicado especialmente à malta mais jovem uma vez que o filme retrata a fase mais inicial do casamento e da primeira experiência parental. Mas este filme é tudo menos aquilo que esperamos. Um filme com um ritmo incrível e sem limites, abordando fortemente a sexualidade, passado em apenas uma noite e basicamente com apenas 4 personagens.


Scarface - A Força do Poder (TVCine 2 às 01:55): um dos filmes mais aclamados do realizador Brian De Palma que ficou famoso pela excelente interpretação de Al Pacino. "Scarface - A Força do Poder" conta-nos a história de um emigrante cubano, residente nos EUA, que se dedica à prática de actividades criminosas.



Casablanca (TVCine 2 às 15:30): um verdadeiro clássico, produzido em 1942 "Casablanca" é ainda hoje aclamado como um dos melhores romances de sempre. O romance passa-se no ano de 1941 durante a 2ª Guerra Mundial, mas ao contrário de muitos outros filmes da 2ª Guerra mundial, este passa-se em Casablanca, a maior cidade de Marrocos.


Coragem Debaixo de Fogo (TVCine 3 às 04:05): interessante drama bélico, sobre a guerra do Iraque, muito bem dirigido por Edward Zwick, escrito de uma forma muito inteligente por Patrick Sheane Duncan e que conta com uma magnífica interpretação de Denzel Washington no papel principal. O filme contrabalança de uma forma maravilhosa as cenas de drama e acção e para além disso mantém o mistério até ao fim através de uma história muito interessante. 


O Lado Selvagem (TVCine 3 às 09:15 e às 22:30): filme especialmente dedicado aos amantes da natureza e aos que buscam aventura no meio selvagem. O filme é a biografia de Christopher McCandless, que decidiu simplesmente abandonar tudo e viajar pelos EUA, sendo Alasca o seu destino final. O filme é uma verdadeira reflexão sobre a sociedade capitalista em que vivemos e é caracterizado pela peculiaridade de todas as personagens.


Rocky (TVCine 4 às 01:20): sem dúvida o melhor filme da saga! Rocky foi um filme inovador e um golpe de génio de Sylvester Stallone. É impossível falar deste filme sem referir a história de vida de Sylvester Stallone. Para além de interpretar Rocky, Sylvester Stallone também escreveu o roteiro do filme, e nele estão expostos vários episódios da vida de Sylvester Stallone. Sylvester Stallone pertencia a uma classe social baixa, chegando mesmo a tornar-se um sem abrigo e a vender o seu cão para sobreviver. Stallone escreveu o roteiro do filme em 20 horas e tentou-o vender mas com a condição que teria que ser ele a interpretar Rocky, ideia com a qual os estúdios não concordaram e , em vez disso, ofereçam 350 000 dólares apenas pelo roteiro, dinheiro que Stallone recusou. No fim, um estúdio ofereceu 35 000 dólares pelo roteiro e deixaram o Stallone interpretar Rocky. Destes 35 000 dólares, Stallone gastou 15 000 para conseguir reaver o cão que tinha vendido anteriormente. Stallone acabou por receber as nomeações ao Oscar de melhor actor e melhor roteiro original e Rocky acabou por ganhar o Oscar de melhor filme. A ténue linha que separa Rocky da realidade é um toque de génio de Stallone, o mundo do cinema com certeza recordará para sempre este grande filme.


Creed: O Legado do Rocky (TVCine 4 às 11:55): não é preciso ser grande fã do Rocky para gostar deste filme. Pessoalmente eu apenas gostei do 1º filme da saga, mas "Creed: O Legado do Rocky" consegue estar à altura do original, muito devido ao trabalho conjunto do realizador Ryan Coogler e do roteirista Aaron Covington, que forneceu uma excelente oportunidade a Michael B. Jordan para confirmar o excelente actor que ele é e ainda uma grande performance de Sylvester Stallone num papel um pouco diferente habitual.


A Dívida (TVCine 4 às 19:10): ao longo da história do cinema têm sido feitos vários filmes sobre espiões, mas apenas algumas excepções me têm impressionado, "A Dívida" é uma dessas excepções. O filme passa-se em 1965 e conta a história de 3 espiões da Mossad que têm como missão capturar um criminoso de guerra. Apesar do plot simples, o que faz com que este filme se evidencie de outros do mesmo género é a forma como a história é contada. Outro ponto muito positivo do filme é a abordagem à moralidade dos 3 personagens principais.


O Resgate do Soldado Ryan (AXN Black às 05:03 e às 11:38): talvez o melhor filme de sempre sobre a Segunda Guerra Mundial. A masterpiece de Steven Spielberg é uma verdadeira jornada por uma Europa em guerra, que conta com uma fotografia e edição excelentes que fazem com que as cenas de combate sejam incrivelmente realistas. O filme conta também com as excelentes interpretações de Tom Hanks e Matt Damon.


Inimigo às Portas (AXN Black às 09:35): a 2ª Guerra Mundial foi sem dúvida um dos acontecimentos mais preponderantes do último século, logo sempre foi um tema bastante apetecível de ser retratado pela industria cinematográfica. Grandes realizadores aliaram a sua cuidada cinematografia a este espectacular tema e realizaram filmes que ficaram para sempre recordados na história do cinema. Mas também houve muitas outras tentativas de realizar filmes sobre a 2ª Guerra Mundial que simplesmente não conseguiram alcançar o mesmo sucesso. No meio de tantos filmes, há alguns que ficaram um pouco esquecidos e, que apesar de não apresentarem uma cinematografia espectacular, são realmente bons filmes. "Inimigo às Portas" é um desses filmes, que não apresenta uma cinematografia de excelência, mas que retrata de uma forma muito convidativa uma interessante história verídica. O filme conta ainda com dois grandes actores, Jude Law e Ed Harris, que protagonizam um duelo de snipers que se passou durante a batalha de Estalinegrado, onde tropas Russas e Alemãs se enfrentaram.



Dá Tempo ao Tempo (Cinemundo às 15:30): talvez uma das mais inteligentes comédias românticas dos últimos tempos. Realizado por Richard Curtis, "Dá tempo ao Tempo" é um filme completamente diferente do habitual, misturando de uma forma única fantasia, comédia, romance e drama. Um filme com uma mensagem enorme sobre relações amorosas e familiares e que é marcado pelas excelentes interpretações de Domhnall Gleeson e Rachel McAdams.

Sem comentários:

Enviar um comentário