domingo, 31 de dezembro de 2017

Viajem no tempo:
  • Data: 31/12/17 (Domingo)
  • Hora: 00:05
  • Local: RTP 2 
  • Filme: O Delfim
Passado durante a década de 60 e desdobrando-se espacialmente entre uma pacata região rural e uma nocturna cidade de Lisboa, "O Delfim" é um drama centrado num Infante, na sua mulher e no seu criado mulato. Um filme que, apesar de explorar uma sociedade oprimida típica da altura, continua intemporal.


01/01/18 (Segunda-feira)




Creed: O Legado do Rocky (RTP 1 às 15:53): não é preciso ser grande fã do Rocky para gostar deste filme. Pessoalmente eu apenas gostei do primeiro filme da saga, mas "Creed: O Legado do Rocky" consegue estar à altura do original, muito devido ao trabalho conjunto do realizador Ryan Coogler e do roteirista Aaron Covington, que forneceu uma excelente oportunidade a Michael B. Jordan para confirmar o excelente actor que ele é e ainda uma grande performance de Sylvester Stallone num papel um pouco diferente habitual.


Basta de Conversa (RTP 1 às 23:34): protagonizado por Julia Louis-Dreyfus e James Gandolfini, "Basta de Conversa" é uma comédia/drama romântico muito peculiar visto que na vez de se centrar num jovem casal, como a maioria dos filmes do género, centra-se num casal na casa dos 50. Um filme realista e ao mesmo tempo muito divertido.


Ninfomaníaca - Parte I (CMTV às 01:55): realizado por um dos realizadores mais controversos da actualidade, o dinamarquês Lars von Trier, "Ninfomaníaca - Parte I" é o primeiro episódio de um diário de uma ninfomaníaca. Um filme que sem pudores nem tabus, mostra aquilo que é considerado um transtorno psicológico.


The Raid (Fox Movies às 04:45): vindo da Indonésia, "The Raid" é um espectacular thriller criminal recheado de muita acção. A história do filme centra-se numa equipa de forças especiais que é destacada para invadir um perigoso prédio dominado por um grande mestre do crime. O realizador Gareth Evans oferece-nos uma incrível obra cinematográfica com uma componente técnica brilhante.


Nos Idos de Março (Fox Movies às 09:05): mais uma vez George Clooney demonstra os seus dotes como realizador. O drama apresenta um plot não muito cativante sobre politica e aí é que entra a boa realização de Clooney, que consegue manter a história espectacularmente interessante e talvez tenha feito um filme muito próximo da realidade (?).



Passageiros (TVCine 1 às 05:10): filme que vinha rotulado como um grande blockbuster de Hollywood, recheado de grandes efeitos especiais, mostra-se na verdade um complexo e profundo exercício de reflexão sobre o comportamento humano. Tecnicamente um filme muito bem feito, com uma boa produção de cenários e as boas interpretações dos protagonistas Jennifer Lawrence e Chris Patt, o que se destaca é mesmo o roteiro original de Jon Spaihts e a magnífica interpretação de Michael Sheen.


Janis: Little Girl Blue (TVCine 2 às 10:00): um belo documentário sobre a vida da cantora Janis Joplin, narrado através das cartas que ela escreveu, das memórias dos seus amigos e dos seus espectaculares concertos. A boa realização de Amy Berg demonstra-se por uma bela construção da narrativa e da exposição brilhante das várias fases da vida de Janis Joplin. Um documentário que vale a pena ver, principalmente para quem é apreciador de boa música.


O Vendedor (TVCine 2 às 19:55): vencedor do Oscar de melhor filme de língua estrangeira em 2016, "O Vendedor" é um filme iraniano, realizado por Asghar Farhadi, que nos apresenta uma delicada situação sobre um caso de violação.


O Ornitólogo (TVCine 2 às 22:00): magnífico filme português realizado pelo controverso João Pedro Rodrigues. "O Ornitólogo" é um espectacular thriller psicotrópico que se centra numa fantástica viajem pela natureza, experimentada por um aventureiro ornitólogo. Tecnicamente brilhante, o filme aborda vários temas, tais como a religião e a sexualidade, tratando-se de um filme muito simbólico e de difícil interpretação. Mas, independentemente disso, o filme consegue prender a atenção do telespectador muito devido ao mistério da história, que é imposto através de suspense terrorífico, colocando constantemente o telespectador fora da sua zona de conforto.


Os Últimos na Terra (TVCine 4 às 1:35): excelente filme de ficção científica passado num cenário pós apocalíptico. O poderoso drama centra-se essencialmente na dinâmica da natureza humana na construção de relações afectivas. Um excelente filme de análise comportamental perante o isolamento da sociedade tal como a conhecemos. Neste aspecto é talvez um dos melhores filmes já feitos do género. 


8 Mile (AMC às 07:19): conhecido como o filme do Eminem, "8 Mile" é um drama criminal/musical que nos leva até uma Detroit denominada pela pobreza, criminalidade e pelo movimento Hip-Hop. Eminem é Jimmy 'B-Rabbit' Smith, um jovem rapper que tenta alcançar o seu sonho de vingar no mundo Rap. Para tal terá que participar numa batalha de Rap e ultrapassar alguns dos seus problemas pessoais.


A Missão (AXN Black às 14:13): passado durante o século XVII, "A Missão" é um filme que aborda o tema da colonização, centrando a sua história na relação entre uma tribo da floresta amazónica, padres jesuítas espanhóis e o império português. Um filme histórico, com uma excelente realização e trabalho de fotografia, que mostra de uma forma muito realista as atrocidades cometidas nesta época.


Reino dos Céus (Fox às 17:52): realizado por Ridley Scott, "Reino dos Céus" é um filme de guerra, passado no século XII, em Jerusalém. A história do filme centra-se num jovem rapaz cuja esposa se suicidou, no decorrer dos eventos, este viaja juntamente com uma cruzada até Jerusalém na busca de redenção. "Reino dos Céus" não é um filme inovador, no entanto consegue destingir-se da maior parte dos filmes do género pela qualidade técnica apresentada, destacando-se a excelente fotografia, cenários, guarda-roupa e também pela sensação de autenticidade das cenas de combate.



O Discurso do Rei (AXN White às 03:12 e às 15:34): o director Tom Hooper tem apresentado ao longo dos anos uma aptidão especial para realizar filmes biográficos e este é o seu filme mais bem sucedido. Apresentando-nos uma história que à partida não parece muito interessante para ser adaptada ao cinema, mas que Tom Hooper, através da sua boa realização, consegue fazer um bom filme. O excelente roteiro de David Seidler centra-se essencialmente numa amizade inesperada que é muito bem interpretada por Colin Firth e Geoffrey Rush.