domingo, 17 de dezembro de 2017

18/12/17 (Segunda-feira)


Diamante de Sangue (Sic às 01:30): thriller famoso por expor um tema bastante delicado: o tráfico de diamantes no continente africano. Apesar deste tema politico-social, o filme é recheado de cenas de acção e aventura, o que mantém o telespectador entretido. Também é de referenciar a boa actuação do grande Leonardo DiCaprio.


Millennium 1: Os Homens que Odeiam as Mulheres (Hollywood às 23:20): incrível adaptação ao cinema americano do primeiro livro da trilogia escrita por Stieg Larsson só poderia ser realizada por um grande realizador: David Fincher. O thriller conta com as incríveis interpretações de Daniel Craig e Rooney Mara e conta uma história ligada ao jornalismo muito bem imposta através de um incrível ambiente misterioso.


Scarface - A Força do Poder (Fox Movies às 01:25): um dos filmes mais aclamados do realizador Brian De Palma que ficou famoso pela excelente interpretação de Al Pacino. "Scarface - A Força do Poder" conta-nos a história de um emigrante cubano, residente nos EUA, que se dedica à prática de actividades criminosas.


Rampart - O Renegado (Fox Movies às 04:05): bom drama criminal centrado num agente da força policial de Los Angeles. Brilhantemente protagonizado por Woody Harrelson, "Rampart - O Renegado" faz um bom retrato da criminalidade e da corrupção policial, duas realidades que sempre foram muito associadas  a esta zona dos EUA.


Morre... e Deixa-me em Paz (Fox Movies às 19:14): mais uma boa comédia dirigida por Richard Linklater, mas desta vez uma comédia um pouco diferente do habitual. Trata-se de uma comédia negra baseada numa história real que conta a amizade entre um dono de uma companhia funerária e uma recém viúva. O filme é assinalado pela grande interpretação de Jack Black num papel que foge à tradicional comicidade.


Vedações (TVCine 1 às 09:15): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. Realizado e protagonizado por Denzel Washington, "Vedações" é um surpreendente drama, passado nos anos 50, centrado numa família afro-americana pertencente à classe trabalhadora. Engane-se quem espera mais um tradicional filme sobre racismo, pois, apesar de abordar subtilmente este tema, "Vedações" prefere ser um profundo drama abordando várias problemáticas familiares.


O Herói de Hacksaw Ridge (TVCine 1 às 15:20): sem dúvida um dos melhores filmes de 2016. Realizado por Mel Gibson e protagonizado por Andrew Garfield, "O Herói de Hacksaw Ridge" é um filme passado durante a 2ª Guerra Mundial, baseado em factos reais, que se centra num jovem soldado que se recusou a usar armas durante o seu serviço. Um filme muito bem feito que irá com certeza agradar aos fãs do género.


Hedwig - A Origem do Amor (TVCine 3 às 00:15 e às 11:00): um dos filme mais criativos que vi nos últimos tempos, "Hedwig - A Origem do Amor" é um filme que se desdobra nos estilos de comédia e musical e conta a história de um jovem transexual e da sua carreira no mundo do Rock'n'Roll. A narrativa do filme é de uma criatividade formidável e desenrola-se através das formidáveis músicas da banda fictícia 'Hedwig and the Angry Inch', que vão contando a história de vida de Hedwig, a vocalista, desde da sua infância, passada no lado Este do muro de Berlim, até aos seus concertos nos EUA.


Desafio Total (AMC às 19:34): complexo e inteligente filme de ficção científica que satiriza a sociedade actual recorrendo a uma imaginação incrível e, por vezes, a alguma violência. O filme passado no futuro consegue misturar de uma forma espectacular mistério, suspense e acção e conta ainda com uns efeitos especiais muito bons.


Predestinado (AXN às 01:50): talvez um dos melhores e mais inteligentes filmes de ficção cientifica dos últimos tempos. O filme é sobre viagens no tempo, um tema já bastante batido na história do cinema, mas aqui apresentado através de uma narrativa extraordinária e de uma história muito complexa que fazem do "Predestinado" um excelente thriller. O filme conta com as excelentes interpretações de Ethan Hawke e Sarah Snook.


Alta Fidelidade (AXN Black às 01:49 e às 10:20): realizado por Stephen Frears e protagonizado por John Cusack (que também contribuiu na construção do roteiro), "Alta Fidelidade" é uma boa comédia dramática/romântica centrada num dono de uma loja de discos de vinil que acabou o seu relacionamento amoroso com a sua namorada. Assim, o filme explora o fim do relacionamento amoroso revisitando várias ex-namoradas da personagem principal. Um bom filme, com muita boa música (grandes clássicos do rock, pop rock e blues), e ainda uma grande interpretação de Jack Black muito ao seu estilo.


Moneyball - Jogada de Risco (AXN Black às 19:50): primeiro de tudo vou começar por dizer que não sigo basebol, mas gostei do filme, visto que este aborda vários assuntos presentes em muitos outros desportos colectivos, tais como a relação entre dirigentes, treinador e jogadores. "Moneyball - Jogada de Risco" é um filme biográfico, mas, como alguns recentes filmes biográficos têm vindo a fazer, o filme não apresenta uma sobre-dramatização dos acontecimentos, em vez disso, apresenta-nos um pouco de história, muito bem adaptada ao Cinema, através de uma boa realização de Bennett Miller e das fabulosas interpretações de Brad Pitt, Jonah Hill e de Philip Seymour Hoffman.


Um Ponto de Viragem (Cinemundo às 08:20): um drama que dá a sensação que ficou esquecido pelos grandes prémios da academia, pois apesar do filme não ser espectacular, tem alguns aspectos que costumam merecer especial atenção por parte dessa organização: uma história bastante tocante e uma boa interpretação da Hilary Swank, que até já foi premiada por duas vezes. No geral, achamos que "Um Ponto de Viragem" é um bom drama que não perde por muito a filmes do mesmo género.


Swingers (Cinemundo às 10:10): realizado por Doug Liman e escrito e protagonizado por Jon Favreau, "Swingers" é uma bela comédia dramática que faz uma excelente análise psicosentimental sobre o fim de uma relação amorosa. A história do filme centra-se num jovem comediante, que acaba de sair de uma longa relação, e nos seus amigos que tentam anima-lo. Sem dúvida um belo filme, com uma excelente realização e grandes interpretações.


Tróia (Cinemundo às 21:10): sinceramente não sou grande fã deste estilo de filmes, mas "Tróia" é um bom filme. Dirigido pelo mítico Wolfgang Petersen e estrelado por Brad Pitt, "Tróia" é um filme que pretende cativar muito mais que os fãs do género (guerra/história/aventura).


12 Macacos (Cinemundo às 23:50): um clássico de ficção cientifica realizado pelo mítico Terry Gilliam. Um filme complexo, inteligente e completamente alucinante, que foi bem aceite pela audiência ao longo dos anos. O thriller mistura de uma forma incrível mistério e ficção científica, contando ainda com excelentes interpretações de Bruce Willis, Madelaine Stowe e Brad Pitt.


Acima e Abaixo (título original: "Horem pádem") (Eurochannel às 13:20 e às 21:15): vindo da República Checa, "Acima e Abaixo" é uma interessante comédia dramática/criminal que realiza um fiel retrato da situação sócio económica vivida neste país. A história do filme centra-se em duas personagens principais e nas suas respectivas famílias: num segurança, com passado criminal, que, para grande infelicidade da sua companheira, não pode ter filhos, e num imigrante na Austrália, que está de volta ao seu país para visitar a sua família.


Stay - Entre a Vida e a Morte (Sundance TV às 05:46): realizado por Mar Forster e estrelado por Ewan McGregor, Naomi Watts e Ryan Gosling, "Stay - Entre a Vida e a Morte" é um thriller psicológico centrado nas consultas entre um psiquiatra e um doente com tendências suicidas. Um bom filme com um grande roteiro de David Benioff que nos vai fazer a cabeça andar às voltas.


Pi (Sundance TV às 10:43): realizado pelo grande Farren Aranofshy, "Pi" é um complexo filme que se centra num paranóico matemático que procura incessantemente pelo número completo de pi. "Pi" é um filme difícil e com certeza não é um filme recomendado para quem pretende relaxar um pouco.


O Substituto (Sundance TV às 21:30): realizado por Tony Kaye e protagonizado por Adrien Brody, "O Substituto" é um espectacular drama que se centra num professor que, por opção, apenas lecciona como professor substituto. Um filme tocante e até chocante que muito nos diz sobre as fragilidades de certos sistemas de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário