terça-feira, 12 de setembro de 2017

13/09/17 (Quarta-feira)



O Universo no Olhar (Fox Movies às 12:35): na minha opinião, um dos filmes de ficção científica mais inteligentes de sempre. Mike Cahill realizou e escreveu uma bela história que mistura de uma forma espectacular a religião, ciência e filosofia e explora a relação entre aspectos emocionais e intelectuais.


Virgem Prometida (TVCine 1 às 09:00 e na TVCine 2 às 23:35): resultante de uma coprodução entre Itália, Suiça, Alemanha, Albânia, Kosovo e França, "Virgem Prometida" é um interessante drama centrado em duas mulheres albanesas e que se passa em duas linhas espaço-temporais distintas: um no passado, localizado numas remotas montanhas algures na Albânia, e o outro no presente, em Milão. O filme apresenta-nos uma realidade chocante de uma isolada comunidade albanesa, bastante conservadora e tradicionalista em relação ao papel do sexo feminino na sociedade.


Brooklyn (TVCine 1 às 12:10): um romance dramático vindo directamente do Reino Unido que nos leva até aos anos 50 e a dois países muito diferentes: Irlanda e EUA. O filme conta a história de uma jovem irlandesa - maravilhosamente interpretada por Saoirse Ronan - que decide imigrar para os EUA à procura de uma vida melhor. Um filme muito bem realizado que se foca nas questões emocionais no processo de imigração.


Eu, Daniel Blake (TVCine 1 às 14:05): um dos grandes filmes de 2016, completamente ignorado pela academia, que conta com realização muito boa de Ken Loach e uma magnífica interpretação de Dave Johns. O drama centra-se num senhor, já com alguma idade, que se encontra desempregado devido a problemas de saúde. Apesar do filme retratar uma situação muito delicada, a história desenrola-se de uma forma muito descontraída e divertida.


O Dia Mais Longo (TVCine 2 às 03:10): épico filme de guerra que se centra no dia D. A batalha da Normandia é retratada através de espectaculares cenas de combate passadas em cenários super realistas, outra coisa não era de esperar visto que o filme foi filmado nas praias onde realmente ocorreram as batalhas. O filme destaca-se de muitos outros filmes do mesmo género pela forma como aborda a preparação bélico-táctica, apresentando diferentes planos de narrativa protagonizados pelos aliados, pelos alemães e pela resistência francesa. 


Cartas de Iwo Jima (AMC às 10:12): realizado pelo grande Clint Eastwood, "Cartas de Iwo Jima" retrata a batalha de Iwo Jima que aconteceu durante a 2ª Guerra Mundial numa pequena ilha vulcânica quase deserta. Na minha opinião o filme não está à altura dos grandes clássicos do género, muito devido ao abuso de efeitos especiais nas cenas de batalha, no entanto o filme apresenta como um ponto muito positivo o facto de retratar dos eventos ocorridos unicamente através do ponto de vista japonês. No geral, trata-se de um bom filme de guerra.


Sinais (AXN Black às 23:52): mais uma vez o realizador M. Night Shyamalan presenteia-nos com um bom filme com um elenco de luxo, com Joaquin Phoenix e Mel GibsonO filme é do género ficção científica e é sobre extraterrestres, um tema já muito retratado no Cinema, mas que através da excelente realização de Shyamalan, é aqui apresentado um dos filmes mais realistas (não quer dizer que seja o melhor) que vi sobre extraterrestres. "Sinais" consegue fugir ao cliché das grandes cenas de pancadaria entre a humanidade e os extraterrestres, em vez disso, é caracterizado por um clima de suspense e mistério bastante intenso e consegue ainda explorar o tema da fé.


Luzes Baixas  (Eurochannel às 00:30, às 05:00 e às 18:30): e(título original: "Artimos sviesos")nigmático, misterioso e peculiar são os adjectivos ideais para caracterizar este filme vindo da Lituânia. Passado numa noite, pelas ruas da cidade de Vilnius, "Luzes Baixas" é uma espécie de road movie centrado num casal aparentemente comum. O tema principal do filme é a infidelidade conjugal, mas este tema é abordado de uma forma muito indirecta e subtil.

Sem comentários:

Enviar um comentário