domingo, 11 de junho de 2017

12/06/17 (Segunda-feira)



Saw - Enigma Mortal (Hollywood às 03:35): todos conhecem o Jigsaw, personagem fictícia da saga Saw. Se tal saga nunca tivesse existido, "Saw - Enigma Mortal" muito provavelmente seria hoje aclamado como um dos melhores filmes de terror da década passada, mas devido à falta de qualidade dos filmes subsequentes ao original, "Saw - Enigma Mortal" ficou um pouco esquecido. "Saw - Enigma Mortal" é um excelente thriller psicológico, que em vez de se centrar em cenas de terror visual, centra-se numa inteligente história escrita por Leigh Whannell e pelo realizador James Wan.


Black - Amor em Tempos de Ódio (TVCine 2 às 04:20 e às 13:55): vindo directamente da Bélgica, chega-nos este belo romance criminal inserido num contexto multi cultural, característico de muitos países europeus. O filme desenvolve-se através dos confrontos de dois gangues rivais, formados devido às diferenças raciais: dum lado temos um grupo formado por marroquinos e do outro um formado por negros. Apesar da história do filme cair um pouco em clichés desnecessários, este ganha na forma como aborda uma realidade chocante que retrata a relação entre a delinquência e a criminalidade.


O Homem Que Queria Ser Rei (TVCine 2 às 06:00): um bom filme que mistura de uma forma muito inteligente os géneros de comédia e aventura. "O Homem Que Queria Ser Rei" é um filme bastante engraçado mas que não deixa de ter um lado mais sério, onde aborda o tema da colonização.


O Dia Mais Longo (TVCine 2 às 19:00): épico filme de guerra que se centra no dia D. A batalha da Normandia é retratada através de espectaculares cenas de combate passadas em cenários super realistas, outra coisa não era de esperar visto que o filme foi filmado nas praias onde realmente ocorreram as batalhas. O filme destaca-se de muitos outros filmes do mesmo género pela forma como aborda a preparação bélico-táctica, que é exposta do ponto de vista dos aliados, alemães e da resistência francesa. 


Uma Guerra (TVCine 2 às 22:00): mais um belo exemplo de um moderno filme de guerra que vale a pena ver. Vindo da Dinamarca, "Uma Guerra" é um filme que se parte entre um belo drama familiar/bélico e num excelente filme de guerra. Escrito e realizado por Tobias Lindholm, "Uma Guerra" é um filme sobre a guerra do Afeganistão, que aborda um delicado crime de guerra.


Deus Existe e Vive em Bruxelas (TVCine 3 às 02:15 e às 18:45): este filme, que tem um título português um pouco estranho, é uma excelente comédia muito diferente do habitual, como já era de esperar do fantástico realizador belga Jaco Van Dormael. Fazendo lembrar um pouco as obras de Terry Guilliam e Terry Jones, "Deus Existe e Vive em Bruxelas" é um filme bastante filosófico que nos faz interrogar e reflectir acerca do sentido da vida e, através de um humor negro muito bem vincado, Jaco Van Dormael volta a expor frente-a-frente o destino e o livre arbitrário, exercício que já tinha feito de uma forma incrível no filme "O Sr. Ninguém".


Um Fim de Semana Misterioso (título original: Digging for Fire) (TVCine 3 às 12:20): a dupla Joe Swanberg e Jake Johnson volta a atacar, desta vez o realizador Swanberg conta com a ajuda do actor Jake Johnson na construção do excelente roteiro que dá a história a este peculiar filme. Num estilo de ''dramédia'', o filme reflexiona essencialmente sobre o casamento através de um intrigante plot.


Os Descendentes (AXN Black às 02:10 e às 09:26): bom drama familiar, protagonizado por George Clooney, que se centra numa disfuncional família cuja dinâmica foi afectada por um acidente sofrido pela mãe, que a levou a ficar em coma. O filme aborda maravilhosamente o tema das conexões familiares e do casamento. Um filme tocante mas ao mesmo tempo divertido.


Vanilla Sky (Fox Movies 06:34 e às 13:14): remake do filme espanhol "Abre los Ojos". Apesar de não ser grande fã de remakes, este é um dos poucos que escapa mas que mesmo assim não é superior ao original. O filme mistura os géneros de ficção cientifica, drama, mistério e romance, sendo um filme bastante abrangente e complexo, questionando vários valores morais da sociedade actual.

Sem comentários:

Enviar um comentário