quinta-feira, 20 de abril de 2017

21/04/17 (Sexta-feira)

O Rio Perdido (TVCine 1 às 01:25 e na TVCine 2 às 10:25): incrível filme fruto da primeira experiência como realizador (e também argumentista!) por parte do grande actor Ryan Cosling. O filme foi rodeado de polémica, sendo completamente adorado por uns e odiado por outros, inclusive foi vaiado no festival de Cannes tendo sido alvo de críticas negativas que acusaram Ryan Cosling de tentar imitar obras do grande David Lynch. Eu fui um daqueles que adorou o filme e sou também um fã de David Lynch e acho que este filme está à altura das grandes obras de Lynch. Passado num futuro próximo, retratando uma grave crise económica quase apocalíptica, o filme conta-nos a história da luta pela sobrevivência de uma mãe e dos seu filhos. Visualmente incrível e sempre com elementos da história ligados ao absurdismo, "O Rio Perdido" é um excelente filme que está recheado de caricaturas da sociedade actual.


Os Últimos na Terra (TVCine 1 às 09:40): excelente filme de ficção científica passado num cenário pós apocalíptico. O poderoso drama centra-se essencialmente na dinâmica da natureza humana na construção de relações afectivas. Um excelente filme de análise comportamental perante o isolamento da sociedade tal como a conhecemos. Neste aspecto é talvez um dos melhores filmes já feitos do género. 


Assim é Complicado (TVCine 1 às 23:45): inteligente e descontraída comédia romântica que explora as relações amorosas durante a faixa etária dos 30 aos 40 anos. Apesar de o plot inicial do filme não parecer muito convincente, a excelente realização e as interpretações fantásticas dão vida a esta excelente comédia romântica que reinventa os clichés do género. 


Scarface - A Força do Poder (TVCine 2 às 19:10): um dos filmes mais aclamados do realizador Brian De Palma que ficou famoso pela excelente interpretação de Al Pacino. "Scarface - A Força do Poder" conta-nos a história de um emigrante cubano, residente nos EUA, que se dedica à prática de actividades criminosas.



Deus Existe e Vive em Bruxelas (TVCine 3 às 03:45 e às 16:00): este filme, que tem um título português um pouco estranho, é uma excelente comédia muito diferente do habitual, como já era de esperar do fantástico realizador belga Jaco Van Dormael. Fazendo lembrar um pouco as obras de Terry Guilliam e Terry Jones, "Deus Existe e Vive em Bruxelas" é um filme bastante filosófico que nos faz interrogar e reflectir acerca do sentido da vida e, através de um humor negro muito bem vincado, Jaco Van Dormael volta a expor frente-a-frente o destino e o livre arbitrário, exercício que já tinha feito de uma forma incrível no filme "O Sr. Ninguém".


Ligações Selvagens (TVCine 4 às 02:35): excelente filme de investigação criminal que aborda um caso de violação sexual. Como em quase todos os filmes deste género, o telespectador é levado para um labirinto de mistérios, mas não me recorda de um filme que o faça de uma forma tão atractiva e divertida como este. E lembrem-se: nem todos os filmes acabam quando aparece o clássico "The End".



Kalifornia (TVCine 4 às 06:40): um thriller ideal para quem gosta de filmes sobre psicopatas com tendências assassinas. O filme desenvolve-se num estilo road trip e conta a história de um escritor e da sua namorada, fotógrafa, que visitam vários lugares onde ocorreram famosos assassínios. Apesar de não apresentar uma cinematografia espectacular, o filme tem um bom roteiro que foi preenchido com excelentes interpretações.


Dia de Treino (AMC às 02:13): um grande filme para fãs de thrillers e crime. O filme, realizado por Antoine Fuqua, conta com as excelentes interpretações de Denzel Washington e Ethan Hawke nos papeis principais e conta a história do primeiro dia de um novo agente da unidade do narcotráfico que não corre muito bem como ele espera. "Dia de Treino" leva-nos numa viajem alucinante pelo mundo do crime e corrupção em Los Angeles.


O Discurso do Rei (AXN às 13:34): o director Tom Hooper tem apresentado ao longo dos anos uma aptidão especial para realizar filmes biográficos e este é o seu filme mais bem sucedido. Apresentando-nos uma história que à partida não parece muito interessante para ser adaptada ao cinema, mas que Tom Hooper, através da sua boa realização, consegue fazer um bom filme. O excelente roteiro de David Seidler centra-se essencialmente numa amizade inesperada que é muito bem interpretada por Colin Firth e Geoffrey Rush.


2 Dias em Paris (AXN White às 22:20): a bem conhecida actriz Julie Delpy realizou, escreveu e interpretou esta bela comédia romântica/dramática passada em Paris. O filme faz uma profunda reflexão sobre a anatomia de uma relação amorosa entre duas pessoas na casa dos 30 e tal anos. Essa reflexão explora essencialmente o passado e os defeitos da protagonista, que é maravilhosamente interpretada por Delpy. O tema é abordado de uma forma muito inteligente, o desenrolar da história dá-se a um ritmo muito descontraído e engraçado, apesar do tema do filme ser bastante sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário